A Jofebar irá iniciar o ciclo de conferências de lançamento do livro ‘Building Views’, no próximo dia 20 de Novembro, pelas 18h30, no seu showroom, em Matosinhos. Este evento que vai contar com a participação de conceituados arquitectos.

A sessão contará com um debate sobre o desenvolvimento da caixilharia de correr minimalista, onde estarão incluídos os arquitectos Eduardo Souto de Moura e Dion Neutra, o médico Raymond Neutra, o crítico de arquitectura Jorge Figueira e o editor do livro Carlos Machado e Moura.

Nas últimas duas décadas, a janela minimalista foi alvo de um notável sucesso, pois trata-se de uma solução por que os arquitectos há muito ansiavam, tendo em conta que este sistema permite incorporar envidraçados de grandes dimensões e reduzir os elementos opacos da janela à sua mínima expressão. O livro ‘Building Views’ propõe traçar a história da janela minimalista e identificar os vários desenvolvimentos técnicos e arquitectónicos desde o início do século XX que levaram ao aparecimento desta solução, até aos desafios com que este tipo de janelas se depara atualmente. Por conseguinte, a obra, que pretende assinalar os 30 anos de existência da empresa com a apresentação de mais de 20 projectos da Jofebar, conta com mais de três dezenas de textos originais da autoria de arquitectos, críticos, fotógrafos, escritores, empresários e académicos reconhecidos internacionalmente como Artur Santos Silva, Eduardo Souto de Moura, Georges Teyssot, Gonçalo Tavares, Emílio Tuñon, Juhani Pallasmaa, Juan Herreros e Yehuda Safran.