A Revista TIME considerou o elevador MULTI da thyssenkrupp - o primeiro elevador sem cabos e que se desloca tanto na vertical como na horizontal - uma das 25 melhores invenções de 2017, pelo potencial desta em tornar o mundo num sítio melhor, mais inteligente e desfrutável.

A lista das invenções inclui as melhores inovações, as mais interessantes e promissoras do ano e já contemplou produtos tão diferentes como estações espaciais, brinquedos para crianças, painéis solares, realidade virtual ou um pâncreas artificial.

O MULTI foi escolhido como uma das 25 melhores invenções não só devido à sua inovadora tecnologia sem cabos, mas também o que isso representa para o futuro. O MULTI requer menos eixos e mais pequenos que os elevadores convencionais, o que permite aumentar em 25% a área útil de um edifício. Este aspecto é particularmente relevante considerando que os elevadores actuais podem ocupar até 40% de espaço do solo num arranha-céus.

Andreas Schierenbeck, CEO da thyssenkrupp Elevator afirmou: “Acreditamos que o MULTI veio contribuir decisivamente para mudar a forma como as pessoas se movem, trabalham e vivem nas cidades. Esta inovação vai permitir reduzir os tempos de espera e oferecer mais espaço disponível nos edifícios. O MULTI é o ponto de viragem que veio revolucionar a indústria dos elevadores”.

Em vez de uma cabina por eixo, com o MULTI é possível ter múltiplas cabinas a operar em loop, como um sistema de metro dentro de um edifício. Isto aumenta a capacidade de transporte até 50%, assim como reduz o tempo de espera dos passageiros.

O MULTI também permite reduzir a energia necessária até 60%, quando comparado com os sistemas convencionais. Isto possibilita uma melhor gestão das necessidades energéticas do edifício e reduz os custos nas infra-estruturas de fornecimento de energia.

A inclusão do MULTI na lista das 25 melhores inovações de 2017 reforça a liderança actual da thyssenkrupp na transformação da indústria dos elevadores e na oferta de novas soluções para o planeamento das cidades. Isto porque à medida que as cidades continuam a crescer e os edifícios se tornam maiores e mais altos, os arquitectos enfrentam desafios significativos para deslocarem as pessoas de forma mais rápida e confortável.

A nomeação do MULTI é mais uma evidência que a thyssenkrupp está no caminho certo para tornar as cidades em sítios melhores para se viver.