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Rolha de cortiça no Design Museum de Londres

Até 4 de Maio, a cortiça portuguesa vai ocupar um lugar de destaque na exposição “In the Making”, do Design Museum, de Londres. Ao todo são 24 objectos semi-manufaturados que trazem para este conceituado palco a estética do objecto inacabado.

Fruto de uma parceria com a Corticeira Amorim, esta exposição é comissariada pelos internacionalmente aclamados designers Edward Barber e Jay Osgerby.

Designada “In the Making” foca a rolha através de um traço de cortiça semitransformado, uma opção que evidencia a singularidade do processo de transformação desta matéria-prima natural. Desta forma, torna-se intuitiva a percepção do valor premium associado a este nobre objecto.

Na sua apresentação, Edward Barber e Jay Osgerby destacam que a rolha de cortiça é “talvez o mais simples de todos os objectos expostos. Extraída do sobreiro, a cortiça é retirada em ciclos de nove anos e necessita de tempo para atingir a espessura ideal para se transformar numa rolha”. Acrescentando que “escolhemos parar a produção quando o traço de cortiça está apenas parcialmente aproveitado, evidenciando tanto a beleza da matéria-prima, como o objecto propriamente dito.”

O conjunto de objectos seleccionados tem em comum um factor distintivo ou uma qualidade inesperada, mais facilmente identificados antes de assumirem a sua forma final. A exposição capta assim um instante peculiar e não convencional do tempo de produção de uma diversidade de objectos, entre os quais uma bola de ténis ou um bastão de cricket, uma moeda ou uma nota e até mesmo um diamante.

A exposição transmite assim um fascínio de diálogo permanente dos designers com o processo de transformação, que é tão característico do seu trabalho. Ao longo da sua carreira, Edward Barber e Jay Osgerby sempre demonstraram um interesse anormal pelo processo de produção. A forma como os objectos são criados teve uma profunda influência sobre eles e foi uma contínua inspiração para o seu trabalho.

Como os próprios destacam: “Sempre nos fascinou o processo de produção. Esta exposição é uma plataforma para capturar um momento congelado no processo de produção e revelar um objecto do quotidiano no seu estado inacabado.

Muitas vezes, o objecto é tão bonito, se não mais, do que o produto final”.

Foto: Mirren Rosie © Design Museum