< Voltar

Art on Chairs apresenta cadeira de Lula da Silva

“Aura Chair”, a cadeira do ex-presidente do Brasil Lula da Silva, é uma das peças em destaque na Beijing Design Week, patente na China até 3 de Outubro. A cadeira de Lula da Silva é a mais recente peça criada no âmbito do Duets (2+1), iniciativa que integra o projecto Art on Chairs.

“Uma cadeira é um objecto de trabalho, nunca me sento para descansar, só para trabalhar”. Esta afirmação foi proferida por Lula da Silva e foi o mote que inspirou o designer luso francês Toni Grilo que assina o design deste projecto. Toni Grilo projectou a “Aura Chair”, um híbrido entre cadeira e secretária, que permite criar um “trono de trabalho”, um objecto que graças ao design cria um assento 360º, rodeado por secretária e com duas frentes de trabalho.

A cadeira de Lula da Silva foi produzida pela CM Cadeiras, Campos Móvel SA, uma empresa de Paredes que conjuga a produção de cadeiras modernas mantendo-se fiel à produção artesanal. Toni Grilo é formado pela École Boulle, escola que aposta na formação das áreas de artistic crafts e artes aplicadas.

O “trono” de Lula é uma das 92 peças criadas por designers portugueses no âmbito do Art on Chairs e que marca presença na Beijing Design Week (BJDW), na China, até 3 de Outubro.

A presença do Art on Chairs e do mobiliário de Paredes na China foi marcada pela nomeação para o Top 7 das exposições a visitar na BJDW, escolhida entre mais de 300 mostras oriundas de 35 países. Para o mobiliário de Paredes, esta missão empresarial é uma oportunidade única, tendo em conta os mais de 1.300 milhões potenciais consumidores (dos quais mais de metade já vive nas cidades) e regista um crescimento do PIB entre sete e oito por cento.