< Voltar

Alterações climáticas exigem acções à escala global

Encontra-se a decorrer a Cimeira das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, em Lima, no Peru, até ao dia 12 de Dezembro. Este evento vai contar com a presença do ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, que irá defender a necessidade de “uma acção urgente e imediata à escala global para o sucessor do Protocolo de Quioto”.

Segundo o portal do Governo, trata-se de “uma acção que se reveste de uma autoridade reforçada e é composta de novos argumentos, depois de Portugal ter contribuído decisivamente para o estabelecimento de metas ambientais no Acordo Clima e Energia para 2030, em Bruxelas, no mês de Outubro”.

Paralelamente à Cimeira, e para dar visibilidade às reformas realizadas em Portugal na área do ambiente, decorrerá em Lima uma conferência sobre o Compromisso para o Crescimento Verde e Fiscalidade Verde. A reunião terá lugar dia 11 de Dezembro e contará com a participação de vários especialistas internacionais deste sector.

Jorge Moreira da Silva presidirá a esta conferência, em que intervirá o subsecretário-geral das Nações Unidas e director-executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, Achim Steiner.

O debate que se seguirá será moderado por Francisco Ferreira, da Quercus, e contará com a intervenção da directora do Instituto de Desenvolvimento sustentável e Relações Internacionais da Universidade de Ciências de Paris, Teresa Ribera, do director-geral de Acção Climática da Comissão Europeia, Jos Delbeke, do director-geral do Instituto para o Crescimento Verde Global, Yvo de Boer, e do ex-secretário Executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.