< Voltar

OASRS assessora mais um projecto

A Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul (OASRS) assessorou o concurso público de concepção para a Elaboração do Projecto da Casa Mortuária em Barrancos. Em comunicado revela que os valores médios de contratação em concursos assessorados pela OASRS são superiores aos valores praticados nos concursos sem assessoria.

Em 2019, este é o terceiro concurso assessorado pela OASRS. No conjunto destes três concursos, os valores médios de contratação de projetos de arquitetura e especialidades praticados pelas entidades adjudicantes sobre o valor da obra são de 7%. Os concursos com assessoria da OASRS têm permitido estabelecer valores médios de contratação substancialmente superiores aos demais concursos públicos, sem assessoria, publicados em DR.

Além de assegurar o aumento destes valores médios, os concursos com assessoria da OASRS garantem que as condições do concurso são adequadas e justas e que o mesmo é técnica e juridicamente fiável, evitando-se assim imprevistos – quer em fase de projecto, quer em fase de contratação da equipa vencedora – e, por conseguinte, evitando-se também custos adicionais inesperados para a entidade adjudicante.

Promovido pela Câmara Municipal de Barrancos, este projecto para uma nova Casa Mortuária é uma ambição de longa data, necessário para colmatar uma necessidade, há muito sentida pela população, de um espaço cujas características, funcionais e programáticas, venham a suprimir os condicionalismos verificados no espaço actual, o qual, pela sua dimensão e localização, impossibilita uma reestruturação e/ou reabilitação que dê uma resposta adequada às necessidades verificadas. Este equipamento, pela sua natureza e localização, deverá assumir-se como lugar de culto e de introspeção materializando-se num novo espaço, com valor arquitectónico e que estabeleça o diálogo entre a morfologia urbana existente, marcada pelas características da arquitectura tradicional local, e a arquitectura contemporânea, fazendo a simbiose entre as ambas.