< Voltar

Reconhecimento internacional de Portugal na área verde

Segundo avançou o ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, “a Reforma para a Fiscalidade Verde e o Compromisso para o Crescimento Verde têm vindo a ser reconhecidos por várias organizações internacionais como exemplares”.

Esta afirmação foi proferida por Jorge Moreira da Silva em Paris, onde participou numa mesa redonda sobre Desenvolvimento Sustentável promovida pela OCDE.

A classificação que é hoje atribuída a Portugal na área verde “é um rating que é virtuoso para o ambiente, para a economia e para o emprego, num momento em que todos os países se procuram diferenciar para atrair investimento e para exportar produtos e tecnologias”, sublinhou o ministro.

Jorge Moreira da Silva apresentou na OCDE as reformas portuguesas na área do ambiente, pelas quais, como referiu, Portugal foi considerado “o terceiro melhor país do mundo em termos de política climática”, pelo Índice de Desempenho das Alterações Climáticas e colocado no nos “dez mais” pelo Fórum Económico Mundial.

O ministro referiu que as novas metas do Compromisso para o Crescimento Verde apontam para “40% de energias renováveis em 2030, 80% de renováveis na electricidade, 30 a 40% de redução das emissões em 2030, um aumento da produtividade de materiais em 30%, uma redução das perdas de água de 40 para 20% e a melhoria dos níveis de eficiência energética”.

Jorge Moreira da Silva teve também uma reunião com a ministra francesa do Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Energia, Ségolène Royal. Encontro que, como adiantou, incidiu essencialmente sobre a “concretização do pacote do clima e energia aprovado em outubro, que inclui metas tão ambiciosas como as energias renováveis, a eficiência energética e a redução das emissões de gases com efeito de estufa, mas também a meta das interligações de energia que tem como objectivo pôr fim ao isolamento da Península Ibérica em relação ao resto da Europa”.

Ambos os ministros abordaram também o tema da Cimeira de Paris sobre Alterações Climáticas que vai decorrer de 30 de Novembro a 15 de Dezembro de 2015.

Foto: Anabela Loureiro