< Voltar

Denise Scott Brown recebe prémio carreira

A pouco mais de dois meses do início da edição de 2019 “A Poética da Razão”, a Trienal de Arquitectura de Lisboa e a Fundação Millennium bcp anunciaram a vencedora da 5ª edição do Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp: Denise Scott Brown.

Com este prémio, “celebramos o legado de Denise Scott Brown para o futuro, como um presente para as próximas gerações de arquitectos no panorama mundial”, refere o júri composto por Amale Andraos, Cláudia Taborda, Enrique Walker, Éric Lapierre, Kunle Adeyemi, Momoyo Kaijima e Sharon Johnston.

O reconhecimento é dado a uma voz incontornável da arquitectura, nome que ao longo de 40 anos consolidou a sua relevância enquanto arquitecta, urbanista, professora, escritora, fotógrafa e realizadora. A visão e consistência do seu corpo de trabalho transformou-a num ícone, uma referência inultrapassável no mundo da arquitectura e da arte contemporânea.

Leonor Antunes, representante de Portugal na última Bienal de Arte de Veneza (2019), é a artista a quem foi encomendada uma peça original para galardoar Denise Scott Brown que se  junta assim aos anteriores vencedores: Vittorio Gregotti (2007), Álvaro Siza Vieira (2010), Kenneth Frampton (2013) e a dupla Lacaton & Vassal (2016).

A par do Prémio Carreira, anunciaram também os dez finalistas do Prémio Début Trienal de Lisboa Millennium bcp, que distinguem novas vozes cujo trabalho se está a revelar inovador. Das 146 candidaturas recebidas, provenientes de 39 países, foram seleccionadas quatro autorias com sede na Europa e seis no continente americano.

São eles: Bast (França), Bonell+Dòriga (Espanha), COMUNAL: Taller de Arquitectura (México), gru.a (Brasil), Lacol (Espanha), LANZA Atelier (México), Lluís Alexandre Casanovas Blanco (EUA), Norman Kelley (EUA), sauermartins (Brasil), SUPERVOID Architects (Itália).

O vencedor deste prémio será anunciado durante os dias inaugurais da Trienal 2019, de 3 a 5 de Outubro, seguido por uma conferência de apresentação do seu trabalho.

Nesse mesmo momento, será ainda conhecido o vencedor do Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium bcp que, convidou alunos de mestrado de escolas de Arquitectura de todo o mundo a apresentar uma proposta para um Centro Comunitário e Interpretativo para Marvila. Realizado em parceria com o programa ROCK (Regeneration and Optimization of Cultural Heritage in Creative and Knowledge Cities), liderado pela Câmara Municipal de Lisboa, esta é uma iniciativa co-financiada pelo Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, Horizonte 2020. Visa contribuir para regenerar aquela zona ribeirinha, estabelecendo a sua ligação ao centro histórico da cidade de Lisboa e mostrando o património cultural local como poderoso motor de desenvolvimento sustentável e crescimento económico de toda a cidade. A lista de doze finalistas é composta por nove projectos de escolas portuguesas, dois de escolas da Roménia e outra da Alemanha. Consultar aqui.

Estes três prémios conseguem abranger assim os três momentos cruciais de um percurso na Arquitectura, contando a Fundação Millennium bcp como mecenas exclusivo. O júri dos três prémios é constituído por figuras de destaque nas áreas da prática, curadoria, escrita e crítica de Arquitectura, representando alguns dos contextos internacionais mais dinâmicos da disciplina.

Composição do júri do Prémio Début: Ana Dana Beroš, Anna Ramos Sanz, Fosco Lucarelli, Go Hasegawa, Joaquim Moreno, Mariabruna Fabrizi e Sofia von Ellrichshausen.

Composição do júri do Prémio Concurso Universidades: Anna Rosellini, Eugeni Bach, Laurent Esmilaire, Patrícia Barbas, Sophie Deramond, Tristan Chadney e Véronique Patteeuw.

“A Poética da Razão”, com curadoria-geral de Éric Lapierre, é a 5ª edição da Trienal de Lisboa e pretende olhar como as diferentes formas de expressão da racionalidade na arquitectura, funcionando como ponto de partida para uma compreensão global. Decorre entre os dias 3 de Outubro e 2 de Dezembro de 2019.

Foto banner: archdaily.com / Robert Venturi