< Voltar

Associação pede prolongamento do prazo de abertura dos restaurantes

Daniel Serra, presidente da PRO.VAR, declarou que esta associação nacional de restaurantes está “a pedir o alargamento do prazo de abertura dos restaurantes, de modo a que possam abrir entre o dia 18 de Maio e dia 1 de Junho, prolongando o benefício do lay-off até à data limite”.

Esta afirmação surge depois da PRO.VAR ter comunicado publicamente que estava “extremamente preocupada com a falta de divulgação das regras de higiene e segurança no âmbito da Covid-19”, considerando “incompreensível que a uma semana (sete dias úteis) dos espaços de restauração abrirem ainda não serem conhecidas as regras de higiene e segurança para o sector”.

Recorde-se que já no dia 30 de Abril, esta associação tinha alertado para o facto das medidas de segurança deveriam ser testadas “em contexto quase real” antes da reabertura dos restaurantes, que está prevista para o dia 18 de Maio para que se pudesse rectificar atempadamente eventuais erros. Na impossibilidade deste cenário, como referiu, e “na sequência da nota de imprensa anterior e depois de inúmeras tentativas de contacto e reuniões para se poder obter por parte do Governo o documento final sobre as regras de higiene e segurança no âmbito da Covid-19, a PRO.VAR sugere ao Governo que seja alargado o período de reabertura dos restaurantes”.

A PRO.VAR lamenta ainda que este sector seja mais uma vez o “parente pobre”, pois, como salienta, “a hotelaria abrindo mais tarde, conhece as regras e já têm selo de garantia”.

Foto: Kenny Luo on Unsplash