< Voltar

Autarquia da Torres Vedras substitui coberturas de escolas

O município de Torres Vedras anunciou que vai substituir as coberturas em fibrocimento com amianto em nove estabelecimentos de ensino do Concelho. Em causa estão as escolas básicas de Campelos, Freiria, Maxial, Padre Vitor Melícias, São Gonçalo, Silveira e Torres Vedras (na Rua Henriques Nogueira), assim como a Escola Básica e Jardim de Infância da Conquinha e o Jardim de Infância de Abrunheira.

As obras visam remover os materiais de revestimento com amianto da cobertura de várias estruturas e a sua substituição por placas de painéis isotérmicos compostos por duas folhas de metal e material isolante. No caso da Escola Básica de Silveira está, ainda, prevista a demolição integral do edifício da cantina.

De forma a proceder às intervenções, será aberto um concurso de empreitada por lotes. O preço base do procedimento é de 702.841,00 euros (acrescido de IVA à taxa legal em vigor).

Sublinhe-se que a remoção de todas as estruturas com amianto nas escolas públicas está prevista no Programa de Estabilização Económica e Social, com o objectivo de responder “definitivamente a uma preocupação de saúde pública, que foi gradualmente atendida mas que exige agora uma resposta mais contundente, plena e universal”.