< Voltar

Braga com novas ideias de Arquitectura

Dos cinco projectos apresentados ao Concurso de Ideias de Arquitectura para a regeneração urbana da Avenida da Liberdade, em Braga, triunfou a proposta do Machado + Braga Macedo Arquitectos.

Este concurso para a regeneração urbana da Avenida da Liberdade e zonas adjacentes, resultou de um desafio que o Município de Braga e a Confederação Empresarial de Portugal, e que contou também com a parceria da Associação Empresarial e da Universidade do Minho, lançaram a arquitectos ou a empresas de arquitectura, com o objectivo de promover o debate e a análise de propostas com vista à definição de uma futura estratégia de intervenção. Os projectos apresentados vão permitir à autarquia de Braga traçar estratégias ao nível da regeneração sustentável, bem como ter uma base de trabalho para poder melhor articular a comunicação entre a zona Norte e Sul da cidade bracarense.

A par dos vencedores Machado + Braga Macedo Arquitectos, o segundo lugar foi atribuído à proposta apresentada por Luís Guimarães e o terceiro lugar à proposta de Fernando Jorge Peixoto Dias. As restantes duas propostas receberam Menções Honrosas.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, na cerimónia de apresentação dos resultados do concurso que decorreu no edifício GNRation, afirmou que “todos os projectos apresentados continham propostas estimulantes em diversas áreas de intervenção urbana”. Neste sentido, o autarca salientou que a edilidade pode agora “conciliar todos os contributos para a definir uma estratégia de regeneração coerente, racional e sustentável, através de um conjunto de intervenções que vão valorizar a Avenida da Liberdade e todas as zonas adjacentes”.

As propostas apresentadas vão estar patentes no edifício GNRation até ao dia 25 de Janeiro de 2016.

Foto: Proposta Machado + Braga Macedo