< Voltar

AccorHotels adquire marcas de luxo da FRHI

Após a aprovação dos accionistas, na Assembleia Geral de Accionistas do dia 12 de Julho de 2016, o Grupo AccorHotels anunciou oficialmente a aquisição do FRHI Hotels & Resorts (FRHI) e as suas três prestigiadas marcas de hotéis de luxo: Fairmont, Raffles e Swissôtel.

Esta adição de três marcas notáveis ​​posiciona instantaneamente o Grupo como um dos líderes no mercado global de hotéis de luxo, aumentando o seu potencial de crescimento a longo prazo e a sua rentabilidade, e expandindo significativamente o alcance da empresa na América do Norte, o maior e mais influente mercado consumidor do mundo.

“A aquisição destas três emblemáticas marcas de hotéis de luxo é um marco histórico para a AccorHotels. Isso abrirá perspectivas de crescimento surpreendentes, alçando a nossa presença internacional a níveis sem precedentes e criando valor a longo prazo”, afirma Sébastien Bazin, Chairman e CEO do Grupo AccorHotels.

Um portfólio de marcas admiradas globalmente acaba de se juntar à rede global do Grupo, incluindo a gestão de alguns dos hotéis mais emblemáticos e históricos do mundo, localizados em cidades estratégicas, incluindo o: Savoy, em Londres; Raffles, em Singapura; Fairmont, em São Francisco; The Plaza, em Nova Iorque; Fairmont Le Château Frontenac, na cidade do Quebec; e o Le Royal Monceau Raffles, em Paris.

Combinando o histórico comprovado e a profunda expertise na operação e marketing em hotéis de luxo da rede FRHI, com a robusta plataforma global operacional, a extensa base de fidelidade e liderança em capacidades digitais da rede AccorHotels, demonstra que o grupo está singularmente posicionado para alcançar retornos mais rentáveis ​​e um melhor potencial de crescimento em todos os segmentos do mercado.

“Continuamos comprometidos em oferecer aos nossos clientes um serviço inigualável e, ao mesmo tempo, mantemos a ambição de proporcionar um excepcional retorno sobre o investimento aos nossos accionistas e proprietários de hotéis”, acrescentou Sébastien Bazin. “Ao alavancar as sinergias operacionais entre a rede FRHI e a AccorHotels, estamos bem posicionados para acelerar o crescimento das nossas marcas de luxo e oferecer aos hóspedes escolhas e destinos ainda mais emocionantes”, concluiu.

Após a aprovação dos accionistas na Assembleia Geral, a transacção com a Autoridade de Investimento do Qatar (QIA) e a Kingdom Holding Company (KHC) da Arábia Saudita forneceu U$ 840 milhões (€ 768 milhões) em dinheiro e a emissão de 46,7 milhões em acções da AccorHotels e em consideração com as acções da FRHI já contribuídas. A transacção dá, para a QIA e KHC, respectivas participações de 10,4% e de 5,8% no capital social da Accor. Ali Bouzarif e Aziz Aluthman Fakhroo, da QIA, e Sarmad Zok, da KHC, irão juntar-se ao Conselho Administrativo do Grupo AccorHotels.

O grupo anunciou que pretende gerar cerca de €65 milhões em receitas e sinergias de custos graças à combinação das marcas, à maximização dos ganhos do hotel, ao aumento da eficiência de marketing, vendas e iniciativas de canais de distribuição e à optimização dos custos de suporte. Melhorias significativas também serão feitas em relação aos dados de clientes, graças à integração da base de clientes da FRHI, que inclui três milhões de associados, dos quais 75% se encontram na América do Norte.

A grande maioria dos 154 hotéis e resorts Fairmont, Raffles e Swissôtel (dos quais 40 estão em desenvolvimento) e com 56.000 quartos, abrangendo 34 países e cinco continentes, é operada sob contratos de gestão a longo prazo, com prazo médio de cerca de 30 anos; seis hotéis são alugados e um hotel é de propriedade própria. As marcas Fairmont, Raffles e Swissôtel empregam mais de 45.000 colaboradores em todo o mundo.

Foto: Savoy, Londres / fairmont.com