< Voltar

Tecnologia ao serviço da informação financeira

A Iberinform anunciou que elevou a disponibilidade de informação financeira a 56 mercados, esclarecendo que a captura da informação empresarial disponível no mundo e a sua normalização num formato de fácil interpretação só foi possível graças à utilização das mais recentes tecnologias.

Num mundo global, a disponibilidade de informação financeira sobre os clientes nos mercados externos é um elemento base na tomada de decisões. Contudo, em algumas regiões do mundo, as dificuldades para conseguir este tipo de dados públicos sobre o desempenho empresarial são por vezes extremas. A Iberinform, filial de informação financeira da Crédito y Caución, refere, assim, que conseguiu elevar a disponibilidade de informação financeira normalizada a 56 mercados internacionais.

“Em Portugal, as empresas prestam contas ao Ministério das Finanças através da entrega anual do IES por via electrónica e de forma totalmente desmaterializada no portal da Autoridade Tributária e Aduaneira, mas cada Estado tem a sua própria legislação sobre a formulação, conteúdo, formato, depósito e publicação de dados financeiros. Adicionalmente, nem toda a informação está disponível de modo electrónico nos registos locais e, caso esteja, o tipo de documento disponível pode variar. Realizámos um trabalho imenso de normalização e integração com recurso às mais recentes tecnologias o que nos permite capturar dados em 56 mercados e transformá-los em relatórios empresariais internacionais de fácil compreensão e interpretação pelos nossos clientes”, explica em comunicado o director-geral da Iberinform, Ignacio Jiménez.

Os relatórios de empresas estrangeiras agregam e validam a informação pública mais relevante disponível em cada país e enriquecem-na com fontes internas e ficheiros de morosidade, mostrando a informação de modo fácil para interpretação. A sua principal função é avaliar a capacidade de pagamento das empresas localizadas no exterior. Alguns países não possuem fontes de informação pública relevantes o que leva a que nesses casos estes relatórios internacionais sejam elaborados através de entrevistas directas com os principais responsáveis pela gestão financeira da entidade analisada. Estes relatórios internacionais permitem conhecer a solvência de uma empresa estrangeira, mas as informações que oferecem podem variar dependendo do país.

DR Foto: NASA on Unsplash