< Voltar

VGP revela os progressos feitos nos objectivos ESG

O grupo, que actua no investimento e gestão de propriedades logísticas, apresentou hoje o seu Relatório de Responsabilidade Corporativa. A empresa está empenhada em ser neutra em carbono até 2025 e está envolvida em certificações BREEAM/DGNB e geração de energia verde.

De acordo com o balanço apresentado pela VGP, 2022 fica marcado por um progresso significativo na direção a um futuro sustentável. Dos 204,3 MWp de energia solar em pipeline, 57 MWp estão operacionais e outros 75 MWp estão em construção, “o que ajudará a evitar aproximadamente 35.000 toneladas de CO₂-e por ano.”

Além disto, a empresa tem apostado na conectividade e mobilidade sustentável, com novas metas para que todos os parques VGP sejam equipados com carregamento de Veículo Elétrico (EV) e acesso a transportes públicos.

Ainda no que diz respeito à questão da responsabilidade ambiental, a VGP actualizou o padrão de construção, para implementar técnicas de economia e retenção de água, e concentrou-se ainda nas melhorias de carbono na cadeia de abastecimento.

Actualmente, 61,2% do portfólio do grupo já foi certificado e a capacidade de geração de energia verde da divisão VGP Renewable Energy aumentou para 131,6 MWp, com mais 72,7 MWp em desenvolvimento.

Quanto aos objectivos sociais e corporativos, o relatório revela que a empresa do segmento logístico contribuiu com três milhões de euros e 650 horas de apoio à comunidade, para causas filantrópicas locai e já identificou 36 projetos que abordam questões sociais, de conservação da natureza e proteção de bens culturais, que receberam 6,6 milhões em financiamento da VGP até o momento.

Jan Van Geet, CEO do VGP Group, afirma que “o nosso foco na sustentabilidade está enraizado em todos os aspectos das nossas operações e estou satisfeito com o progresso que fizemos até agora. Mas não vamos parar por aqui. Estamos empenhados em continuar os esforços e assumir novos projectos com um impacto ainda maior. Continuamos a olhar para o futuro e a procurar novas possibilidades de criar um mundo mais sustentável. Juntos, construiremos mais do que apenas logística de alta qualidade e imóveis semi-industriais. Construiremos um legado de práticas de negócios responsáveis e um futuro melhor para amanhã.”

DR Foto: Site oficial da VGP