< Voltar

Rendas no Porto com sinais positivos

No segundo trimestre de 2013 as rendas de habitação na cidade do Porto cresceram 1,1% em termos trimestrais e 0,5% em termos homólogos. No total do mercado nacional, a performance trimestral também foi positiva. Estes dados são avançados pelo Índice de Rendas Confidencial Imobiliário.

Com esta valorização trimestral, as rendas das casas no Porto cresceram pela primeira vez desde o quarto trimestre de 2011. Esta recuperação verificada na performance trimestral teve um impacto positivo na taxa de variação homóloga, com as rendas habitacionais a apresentarem, no segundo trimestre deste ano, um crescimento de 0,5% face ao mesmo trimestre do ano passado. Tal veio a suceder a cinco trimestres de desvalorizações homólogas que oscilaram entre 1,2% e 2,6%.

O comportamento do Índice no Porto foi semelhante ao verificado quer no total do mercado nacional (Portugal Continental), quer em Lisboa. Com efeito, no segundo trimestre de 2013, as rendas habitacionais em Portugal cresceram 0,8% face ao trimestre anterior, interrompendo um ano de quebras trimestrais contínuas e progressivamente acentuadas. Este desempenho reflectiu-se na taxa de variação homóloga, que apesar de se manter negativa no segundo trimestre de 2013 (em -1,0%), apresentou uma melhoria de 1,2 pontos percentuais.

Em Lisboa, a nota também foi de valorização das rendas, com um crescimento de 0,6% no segundo trimestre de 2013 face ao trimestre anterior, igualmente observando uma interrupção das quedas trimestrais verificadas no último ano. Em termos homólogos, a variação das rendas no segundo trimestre de 2013 foi de -1,9%, evidenciando uma recuperação de 0,8 pontos percentuais face à taxa homóloga registada no 1º trimestre do ano.

Foto: Anabela Loureiro