< Voltar

Daikin mostra apoio ao Compromisso do Arrefecimento Global

A Daikin Industries, Ltd., empresa-mãe da Daikin Europe N.V, anunciou o seu apoio ao Compromisso do Arrefecimento Global, acordado na 28ª Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP28).

O Compromisso do Arrefecimento Global é uma iniciativa internacional que visa abordar os desafios relacionados com os sistemas de arrefecimento e o seu impacto no ambiente e na sociedade. Este acordo implica que os países participantes se comprometam a priorizar práticas de arrefecimento sustentáveis, de forma a reduzir a emissão de gases com efeito de estufa (GEE), garantindo simultaneamente o acesso a sistemas de arrefecimento.

Na COP28, foi acordado triplicar a capacidade de energia renovável do mundo e duplicar o ritmo das melhorias da eficiência energética até 2030. Adicionalmente, o acordo sobre o compromisso compatível com os objectivos estabelecidos pela COP28 é um dos principais resultados desta Cimeira, que se realizou no Dubai.

Encabeçado pela Coligação para o Arrefecimento, dirigida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e pela presidência dos Emirados Árabes Unidos da COP28, o Compromisso do Arrefecimento Global convida também as corporações a melhorarem a sua viabilidade.

O Compromisso do Arrefecimento Global irá, de acordo com comunicado, “encorajar iniciativas e impulsionar a cooperação mundial“.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), prevê-se que a procura por arrefecimento triplique até 2050. Devido ao seu consumo de energia e ao efeito de aquecimento global causado pela libertação de gases refrigerantes na atmosfera, o uso de ar condicionado tem um impacto significativo no aquecimento global.

No entanto, o acesso ao arrefecimento é, de acordo com a Daikin, “indispensável para que se possa viver uma vida saudável e segura. O ar condicionado terá um papel fundamental na adaptação da população mundial ao aquecimento global. À medida que aumentam as necessidades de arrefecimento, é importante promover de forma ampla o uso de equipamentos de ar condicionado com menor impacto ambiental, que sejam simultaneamente accessíveis a todos”.

Neste contexto, o Compromisso do Arrefecimento Global tem o objectivo de mobilizar empenho e ações internacionais relativos às emissões de GEE e às dificuldades sociais associadas aos sistemas de arrefecimento. Procura promover uma mobilização global que priorize as práticas de arrefecimento sustentáveis, de forma a mitigar as mudanças climáticas, reduzir o impacto ambiental e melhorar o bem-estar das comunidades mundiais. Os estados signatários deste compromisso estão obrigados a atingir os seguintes objectivos, conforme se lê no compromisso:

“Comprometer-se a trabalhar em cooperação com o objectivo de reduzir as emissões relacionadas com o arrefecimento em pelo menos 68% em relação aos níveis de 2022 até 2050;

Comprometer-se a trabalhar em cooperação de forma a apoiar a maior inserção de equipamentos de ar condicionado altamente eficientes e tecnologias inovadoras no mercado, e a aumentar coletivamente a classificação de eficiência energética global de novos equipamentos de ar condicionado vendidos em 50%, o mais tardar até 2030, a partir das bases globais definidas em 2022;

Comprometer-se a ratificar a Emenda de Kigali até 2024, se esta não estiver ainda ratificada;

Comprometer-se a publicar um plano nacional de acção do arrefecimento, ter em consideração o arrefecimento ao publicar um plano nacional de acção, ou publicar uma regulação ou um equivalente até 2026;

Comprometer-se a exercer a gestão do ciclo de vida dos fluorocarbonetos, abordando em particular os reservatórios de HFC, se possível, tal como através da Iniciativa da Gestão do Ciclo de Vida dos Fluorocarbonetos (Initiative on Fluorocarbons Life Cycle Management).”

“Como empresa de referência na produção de sistemas de ar condicionado que opera a nível mundial, a Daikin tem liderado a indústria na promoção do uso de ar condicionado inverter de alta eficiência e do gás refrigerante de baixo GWP R32, em cooperação com organizações internacionais e outros países. Estes esforços estão alinhados com a direção do Compromisso do Arrefecimento Global e continuaremos a expandir estas iniciativas por todo o mundo, de forma a ajudar a cumprir os objetivos do compromisso”, declarou Katsuyuki Sawai, director-executivo RSC, Ambiente Global e Relações Externas da Daikin.

DR Foto: Cedida por Daikin