< Voltar

SOLYD reforça compromisso com a sustentabilidade

A SOLYD Property Developers disponibilizou o 2º Relatório de Sustentabilidade que se refere ao ano de 2022, demonstrando a abordagem e o compromisso com as questões de sustentabilidade e reforçando o seu pioneirismo no sector imobiliário com a definição de um conjunto de indicadores quantitativos relevantes (KPIs ESG).

A informação avançada refere que foram incorporadas diferentes preocupações sustentáveis na estratégia de negócio, tendo a SOLYD alcançado em 2022 um novo marco ao consolidar o plano de ação ESG através da implementação e monitorização contínua das suas iniciativas, bem como na prossecução do programa de Responsabilidade Social Corporativa (RSC).

Neste Relatório de Sustentabilidade da SOLYD foram calculados e apresentados os KPIs ESG, o que permite medir a eficácia dos seus esforços, aumentando consequentemente a consciência do impacto significativo das iniciativas que desenvolveram junto dos colaboradores, na diversidade e nas comunidades em que a empresa exerce actividade.

O Plano de Acção de ESG 2021-2023 revelado pela promotora integra o compromisso com os stakeholders e a sociedade em geral, em termos de sustentabilidade, e foi delineado em torno de dois grandes pilares, agrupando temas de maior relevância em cada um deles: Investimento em edifícios de alta qualidade com impacto positivo e simultaneamente construir relações éticas e responsáveis.

“A definição do nosso primeiro conjunto de KPIs e o cálculo da nossa pegada de carbono foram exercícios complexos, mas cruciais para o nosso alinhamento com os futuros requisitos regulamentares em termos de reporte de sustentabilidade. Continuaremos a trabalhar no seu desenvolvimento, assim como no estabelecimento de metas e na definição de uma estratégia destinada a reduzir as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa)”, afirma Claúdia Salvado, directora de Sustentabilidade e Compliance da SOLYD, citada no comunicado.

Embora o sector imobiliário tenha um impacto significativo nas emissões de gases com efeito de estufa, tem também potencial para ser agente de mudança. À sua escala, a SOLYD tem vindo a integrar os factores ESG em toda a sua actividade, desde a fundação da empresa, mantendo a preocupação em projectar e construir edifícios sustentáveis, assim como em promover a mobilidade verde.

Cláudia Salvado reforça esta mensagem e refere que “o nosso maior desafio consiste em construir um futuro com mais qualidade e mais sustentável. Canalizamos toda a nossa criatividade, talento, dedicação e energia para a concretização desse objectivo.”

Todos os projectos da SOLYD incluem o uso de painéis solares de elevada eficiência instalados na cobertura como fonte de energia renovável e os apartamentos têm a Certificação Energética A ou A+. A par da eficiência energética, os materiais sustentáveis e recicláveis, a separação e gestão de resíduos, facilitando a tarefa de minimizar e eliminar os resíduos produzidos durante a construção, fazem parte da política de sustentabilidade desta promotora imobiliária.

Em comunicado administração destaca ainda que “a utilização eficiente da energia é um objectivo global, não só nos nossos projectos, mas também ao nível das actividades empresariais. Acreditamos que internalizar as considerações de sustentabilidade no nosso negócio e trabalhar estas questões em conjunto com a nossa cadeia de valor e os diversos stakeholders são elementos centrais da nossa actividade, reforçando o nosso papel como agente activo na promoção da transparência e das melhores práticas.”

Mais informação em: www.solyd.pt/sustentabilidade / www.solyd.pt