< Voltar

GuestReady encerra 2023 com recorde de mais de 85 mil reservas

A GuestReady anunciou que fechou o ano de 2023 com mais de 85 mil reservas feitas em Portugal, nas mais de 1.300 unidades de alojamento que tem sob gestão no país.

De acordo com comunicado, para além de serem novos recordes, os números representam um crescimento superior a 30% do número de reservas e de 20% das unidades geridas em 2023 quando comparado com o ano anterior, valores impulsionados pela recuperação e crescimento do sector do turismo em Portugal durante o ano passado.

Segundo a GuestReady, a taxa média de ocupação nacional manteve-se estável, em cerca de 80%, com as regiões do Porto e de Lisboa a registarem as taxas médias de ocupação mais elevadas, próximas dos 85% anuais. Os períodos de 2023 que registaram maior procura por Alojamento Local foram a semana da Páscoa, especialmente no fim de semana prolongado, durante o qual se registou uma taxa de ocupação nacional acima de 90%, com 40% destas reservas feitas por hóspedes de nacionalidade espanhola, e no mês de Agosto, período em que a taxa média de ocupação também superou os 90% em todo o território nacional.

Das mais de 85 mil reservas de Alojamento Local registadas no ano passado, espanhóis (15%), franceses (14%) e portugueses (14%) destacaram-se como os hóspedes mais frequentes a reservar em Portugal, acompanhados pelos ingleses (8%), alemães (8%), norte-americanos (6%), brasileiros (4%) e italianos (3%). Entre todos os turistas que reservaram em Alojamento Local, a grande maioria (88%) viajou sem crianças.

“2023 foi mais um ano com excelentes resultados para o sector do turismo, e em particular para o Alojamento Local e para a GuestReady: além de termos atingido novamente grandes objectivos, consolidámos ainda mais a nossa presença no mercado nacional e registámos um crescimento sustentável do nosso portfólio de unidades de alojamento,” explicou Rui Silva, director-geral da GuestReady em Portugal.

“Vamos continuar a investir no desenvolvimento da nossa tecnologia de gestão, o RentalReady, e a formar os melhores profissionais do sector. Queremos consolidar ainda mais a nossa presença nacional e crescer enquanto mantemos os nossos padrões de qualidade para com os nossos hóspedes e proprietários”, acrescentou Rui Silva.

DR Foto: Zeynep Sümer na Unsplash