< Voltar

MOME lança campanha “Viver Perto, Crescer Juntos”

A MOME, gestora profissional de cooperativas de habitação, divulgou a sua nova campanha “Viver Perto, Crescer Juntos”. O filme celebra o estilo de vida cooperativo que as suas habitações visam proporcionar ao sublinhar os valores de comunidade, sustentabilidade e acessibilidade que definem a MOME.

Segundo a informação disponibilizada, este filme foi dirigido pelo premiado realizador Vladimiro Leopoldo e a narrativa leva-nos numa viagem por espaços luminosos e acolhedores, onde as famílias, vizinhos e gerações interagem, convivem, brincam e constroem uma comunidade forte e unida. Esses momentos são ilustrados em diferentes cenários como os jardins privados e comuns, as cozinhas, os quartos e as salas de estar, idealizados pela MOME.

A abertura audiovisual aclama: “Viver perto unidos por laços inquebráveis. Ouvir os risos e sentir o seu calor. É aqui que partilhamos o nosso tempo. Cada um ao seu ritmo no seu espaço isolado, como um ninho que protege e acolhe”. É neste contexto que crianças brincam em segurança no jardim, famílias preparam as suas refeições confortavelmente e vizinhos convivem de forma natural num reflexo da vida vibrante e conectada nas cooperativas MOME.

O vídeo narra, igualmente, o compromisso da MOME na comunhão entre a sociedade e a sustentabilidade, refletindo a convivência em casas construídas com soluções sustentáveis e energeticamente eficientes e em espaços verdes. “A cidade está a mudar, e nós também. Queremos estar perto, conectar, entrelaçar. Desacelerar esta vida agitada para focar. Naquilo que realmente importa: o amor, a família, a amizade e o planeta. Queremos um futuro melhor para eles. Para que possam brincar ao relento dia após dia. E explorar e vaguear pelos campos da vida. Para que ouçam o que os rodeia. Seja a história de um vizinho ou o cantar dos pássaros”, conta a história.

Maria Ramalho Fontes, directora de design e marketing da MOME, refere: “Esta campanha é muito mais do que uma representação visual da ambição do nosso trabalho, é um reflexo dos valores que estão por trás da construção da identidade da marca MOME”. E continua: “Na MOME, acreditamos que construir laços fortes e promover a sustentabilidade são fundamentais para um futuro melhor. É também com base nesta filosofia que desenvolvemos os nossos projetos. ‘Viver Perto, Crescer Juntos’ envolve essa visão, partindo dos princípios da interdependência e da necessidade de resgatarmos as noções de pertença e vizinhança, para um estilo de vida mais cooperativo e integrado na comunidade onde se insere”.

De acordo com o comunicado, os projectos de habitação cooperativa da MOME adoptam uma abordagem centrada nas pessoas e na natureza, promovendo soluções sustentáveis, com recurso a materiais ecológicos, que promovem a qualidade do ar, a gestão eficiente da água e a redução do efeito de ilha de calor. Entre os exemplos estão os espaços verdes comuns e partilhados. Socialmente, os espaços projectados pela MOME promovem a educação ambiental, a actividade física e a recreação inclusiva, fortalecendo a comunidade, a sustentabilidade e a qualidade de vida.

Refira-se ainda que as cooperativas MOME, de gestão profissional privada, proporcionam casas a preço de custo. Focadas na sustentabilidade, as cooperativas MOME pretendem transformar comunidades urbanas com habitação a preços de custo sob o compromisso com a sustentabilidade ambiental, social e de governança ESG. Segundo Maria Ramalho Fontes, citada no comunicado, “o modelo cooperativo valoriza o bem comum e as necessidades dos cooperadores, procurando um compromisso e a implementação de práticas e princípios ESG em todas as fases do processo para beneficiar a comunidade, em prol da promoção da equidade económica e social”.

O vídeo termina com um convite para “crescer juntos”, remetendo para as cooperativas MOME, actualmente em fase de angariação de cooperadores: Pedras.coop em Lavadores, Vila Nova de Gaia, e Hera.coop no Carvalhido, Porto, totalizando 110 fogos habitacionais. Ambos os projectos destacam o uso de métodos construtivos inovadores e materiais sustentáveis, classificando-se como NZEB – Nearly Zero-Energy Buildings, com emissões quase nulas e desempenho energético elevado, utilizando energia maioritariamente de fontes renováveis produzidas no local.

O filme “Viver Perto, Crescer Juntos” da MOME encontra-se em exibição através de uma campanha digital nas redes sociais, reforçando a importância de viver em proximidade, partilhar momentos e crescer juntos como comunidade.

Vídeo “Viver Perto, Crescer Juntos” da MOME aqui.

Mais informações em: https://www.mome.pt/

DR Foto: Cedida por MOME