< Voltar

Astroturismo em Évora

The Astroturism Society, organização que se dedica ao Astroturismo, foi criada na cidade de Évora, no Alentejo. Promover locais turísticos baseados na visão de um imenso céu estrelado é o seu propósito.

Para muitos, só quando há eclipse da Lua ou do Sol, quando há chuva de meteoritos ou quando o cometa Halley passa é que pegam no telescópio à descoberta do Universo. Paralelamente a esta realidade, existe um universo de milhares de astrónomos amadores em todo o mundo e, claro, Portugal não é excepção. O astroturismo é, pois, um mercado com potencial turístico em crescendo não só lá fora, como cá dentro.

Era tempo, pois, de se criar uma entidade desta natureza que unisse o Turismo e a Astronomia. Para o efeito juntaram-se esforços entre o mundo empresarial e personalidades do meio académico, do qual resultou The Astroturism Society.

Esta organização decidiu lançar-se a partir de Évora, para tal muito contribuiu o facto de já ser reconhecida pela comunidade científica na área da Astronomia e Astrofísica nacional, bem como na área do Turismo através da Rota Dark Sky Alqueva. Aliás, esta reserva, da qual fazem parte os municípios de Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos acaba de ser reconhecida como a primeira reserva do mundo a obter a certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo e que, como tal, vem atestar das características únicas do céu nocturno presente, nesta zona do Alentejo.

O Astroturismo oferece mais do que a possibilidade de ver planetas e constelações, integra também empresas certificadas que oferecem serviços de alojamento, gastronomia e actividades de animação turística.

Foto: Rota Dark Sky Alqueva