< Voltar

A preponderância das certificações verdes

A Savills informou que os edifícios de escritórios Arquiparque II e Green Park, propriedade da INCUS Capital, acabam de obter a certificação BREEAM In-Use, ambos com o rating “Very Good”, num processo assessorado pela sua equipa de ESG & Sustainability, em colaboração com as equipas de BPC & Architecture e de Property Management da consultora.

A mudança de paradigma no sector imobiliário que se traduz, em grande parte, na descarbonização e na reabilitação das infraestruturas urbanas existentes, é um factor que tem impulsionado o crescimento das designadas ‘certificações verdes’ que são já percepcionadas como imprescindíveis pelos investidores e proprietários de edifícios.

Em linha com as mais recentes normas de sustentabilidade que regem o sector, como a exigência de edifícios neutros em carbono até 2050 e a integração de soluções de energia verde a partir de 2030, a equipa da Savills foi responsável pela elaboração do projecto de consultoria dos dois edifícios, com o propósito de melhorar as suas instalações. Este processo culminou com a obtenção das certificações BREEAM In-Use Part 1, que diz respeito ao desempenho do próprio activo.

“Estamos extremamente satisfeitos com a certificação BREEAM In-Use ‘Very Good’ dos edifícios Arquiparque II e Green Park. Esta certificação é um reflexo do compromisso contínuo da Incus Capital através da plataforma Station Properties com a sustentabilidade e a gestão responsável dos ativos sob gestão. Agradecemos à Savills pelo apoio e expertise na implementação das melhores práticas, que foram cruciais para alcançarmos este marco. Continuaremos a trabalhar na melhoria contínua dos nossos activos, alinhando-nos com os padrões mais exigentes do setor e contribuindo para um futuro mais sustentável”, salienta Tiago Girão, Asset manager da INCUS Capital.

“A obtenção da certificação BREEAM In-Use com rating ‘Very Good’ em ambos os edifícios é um testemunho do compromisso da INCUS Capital para com as práticas e normas sustentáveis que são hoje parte integrante do sector imobiliário, com as ‘certificações verdes’ a ocuparem uma posição de destaque. Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer nesta matéria uma vez que a percentagem de activos com este selo ainda é bastante reduzida. Este achievement orgulha muito a Savills, pois é um claro trabalho demonstrativo dos skills dos vários departamentos que estiveram envolvidos neste processo de apoio ao cliente e tenants dos edifícios avaliados”, acrescenta Nuno Fideles, head of Sustainability da Savills Portugal.

DR Fotos: Cedidas por Savills