< Voltar

ADENE lança novos projectos

A ADENE – Agência para a Energia – participou no Green Business Week, o maior evento nacional dos sectores da energia, smart cities, resíduos, ambiente e água, organizado pela AIP, que decorreu de 15 a 17 de Março, no Centro de Congressos de Lisboa, e que contou com o apoio do ministério da Economia e da secretaria de Estado da Energia.

No contexto do ciclo de Conferências do Green Business Week: Inovação | Internacionalização | Competitividade, a ADENE mostrou alguns dos seus novos projectos no sector da energia.

No contexto da Certificação Energética, foi debatido como a certificação energética pode ajudar a tornar as cidades mais inteligentes e a utilização dos seus dados na política energética nacional irá potenciar a concepção de estratégias mais eficazes para os edifícios. Com base nos dados do SCE, os municípios podem conhecer melhor o seu parque edificado e implementar estratégias de diferenciação positiva a nível fiscal como a redução do IMI para os edifícios mais eficientes.

A eficiência energética em edifícios é acompanhada por inúmeras oportunidades de negócio, e neste contexto a ADENE apresentou o seu Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP) para Equipamentos, Sistemas Energéticos e Soluções Construtivas, o qual garante credibilidade e valor para as empresas e para os consumidores, numa perspectiva de eficiência energética na sua concepção, produção, instalação, gestão, aquisição e manutenção. Destacou, ainda, que ao mudar de uma janela classe F para outra de classe A, o consumidor pode ter uma poupança anual de até 150 euros na factura de energia.

Foram, também, apresentados contributos sobre qual deverá ser o papel do Operador Logístico de Mudança de Comercializador como dinamizador de um mercado de electricidade e de gás mais transparente e concorrencial. A disponibilização de uma nova plataforma, o ‘Poupa Energia’ irá permitir aos consumidores aceder de uma forma simples à informação de mercado, possibilitando uma tomada de decisão de mudança de comercializador, mais informada, mais simples e mais fácil.

Acompanhando as tendências e o novo racional de eficiência, baseado na sustentabilidade dos recursos e na economia circular, a ADENE que desde 2015 conta com uma área de Eficiência Hídrica, apresentou ainda contributos para a eficiência hídrica e nexus água–energia nas cidades.  Esta nova área de actuação da ADENE, abrange as dimensões ambientais associadas ao uso eficiente da água, em particular, através da colaboração com os organismos da administração pública, na concretização de políticas e medidas e a implementação de projectos neste âmbito e na interface entre eficiência hídrica e eficiência energética.

A presença da ADENE no Green Business Week incluiu ainda, a integração no Espaço institucional sobre Energia do Ministério da Economia, na zona de exposição, onde também estiveram presentes a DGEG – Direcção Geral de Energia e Geologia, a ENMC – Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis, a EDM- Empresa de Desenvolvimento Mineiro e o LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

 

O Green Business Week assenta sobre três principais pilares, são eles a SmartCitiesLive – Soluções para Cidades Inteligentes, a AcquaLiveExpo – Água, Resíduos e Ambiente e a EnergyLiveExpo – Energia, Eficiência Energética, Energias Renováveis, Alterações Climáticas, numa dinâmica integrada de exposição de produtos e soluções, fóruns de debate, espaços de apresentação de projetos inovadores e empreendedorismo, encontros técnico-científicos e de negócios com convidados internacionais.