< Voltar

Cadeiras Charles e Ray Eames ganham uma nova vida

A Vitra comunicou que as cadeiras Charles e Ray Eames, as primeiras cadeiras de plástico a serem produzidas com métodos industriais, passarão agora a ser produzidas a partir de plástico reciclado e lançadas ao mercado com o nome Eames Plastic Chairs RE.

De acordo com comunicado, ao longo dos anos, e em constante diálogo com a família Eames, a Vitra introduziu materiais mais sustentáveis na produção dos assentos das Eames Shell Chairs. Como tal, a partir de 2024, os assentos das Eames Plastic Chairs serão feitos com plástico reciclado proveniente de um processo de reciclagem doméstico, especificamente de embalagens usadas, obtido através do programa de recolha de lixo existente na Alemanha designado por “Gelber Sack” (que significa “saco amarelo”).

Com a decisão de recorrer a esta matéria-prima em vez de plásticos à base de petróleo, a Vitra espera gerar menos emissões prejudiciais para o clima, reduzindo significativamente o consumo de energia primária.

Em comunicado, a empresa informou ainda que, devido à composição do material reciclado, as diferentes cores são pontuadas com pequenas manchas de pigmento.

Por isto, o “branco não pode ser implementado no novo material e continuará a ser produzido em polipropileno virgem, mas novas versões de “cotton white” (branco algodão), amarelo “citron” (limão) e verde “emerald” (esmeralda) serão adicionadas à nova paleta”.

A Vitra relembrou que, tal como acontece com modelos anteriores, os assentos das Eames Plastic Chairs RE podem ser 100% reciclados no fim da vida útil.

“Os nossos avós, Charles e Ray Eames, aplaudiriam o foco atual na sustentabilidade, mas sabiam que não podiam antecipar todos os aspetos de todos os tópicos. Em vez disso, assumimos o papel de determinar a autenticidade e o valor de futuras alterações e novos materiais com a ajuda da Vitra”, declarou Eames Demetrios, neto de Charles e Ray Eames.

DR Foto: Cedida por Vitra