< Voltar

Fazer de Lisboa um exemplo ecossustentátavel

A ACO Iberia informou que Lisboa faz oficialmente parte do projecto UpGreen, uma iniciativa financiada pela Agência Espacial Europeia (ESA) dedicada a promover cidades sustentáveis através da aplicação de diferentes tecnologias e estratégias baseadas na inteligência artificial.

Promovido pelas empresas ASITIS, World from Space e Atregia, e contando com o apoio internacional da ACO Iberia, o UpGreen tem como objetivo ajudar as cidades a revitalizar, conceber e construir ambientes urbanos cada vez mais resilientes, integrando tecnologia de satélite e inteligência artificial. Para levar a cabo este projecto, está previsto que, ao longo de 18 meses, as cidades participantes recebam gradualmente uma série de soluções e ferramentas a integrar nos seus programas de planeamento urbano e de gestão ecológica, bem como no seu planeamento de investimentos.

Com a implementação do UpGreen, pretende-se que a capital portuguesa lidere no domínio da inovação e da sustentabilidade urbana, tornando-se assim um exemplo para levar outras grandes cidades a participar no processo. O caso de Lisboa pretende ir além da mera criação de novos espaços verdes na cidade para reimaginar estas áreas como activos versáteis e multifacetados que respondem aos diferentes desafios colocados pelas alterações climáticas. Por exemplo, a instalação dos Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentável (SUDS) da ACO aumentará a eficiência do ciclo hidrológico natural da cidade e torná-la-á cada vez mais permeável.

No passado mês de Maio, a Biblioteca dos Coruchéus, em Lisboa, acolheu um workshop que contou com a participação de vários representantes da ACO Iberia, bem como de representantes das outras principais empresas envolvidas no UpGreen. Neste evento, foram apresentados os objectivos e oportunidades que o projecto representa, bem como as necessidades e carências de Lisboa, não só a nível paisagístico, mas também em termos de monitorização de dados e avaliação de impactos.

A ACO Iberia informou ainda que actuará como representante do Grupo ACO em Portugal e bem também como interlocutor entre a Câmara Municipal de Lisboa e a ASITIS.

DR Foto: Burgess Milner na Unsplash