< Voltar

Investimento na sustentabilidade: instalação de mais de uma centena de painéis fotovoltaicos

A Adico anunciou que, para demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, instalou de mais de uma centena de painéis fotovoltaicos na sua unidade productiva, localizada em Avanca.

Este projecto marca, segundo comunicado, “um importante passo em direcção à adopção de práticas ecologicamente responsáveis”, tendo em vista o objectivo de acelerar a sua transição energética, de modo a alcançar a neutralidade carbónica.

Para além da instalação dos painéis fotovoltaicos, a Adico comunicou que vai ainda substituir o seu actual sistema de iluminação por um sistema energeticamente mais eficiente de iluminação led, reduzindo, assim, “o consumo energético e melhorando o conforto luminotécnico da empresa”.

Conforme comunicado, os 102 painéis fotovoltaicos “gerarão eletricidade limpa e renovável, reduzindo significativamente a pegada de carbono da Adico e o impacto da sua actividade no planeta.” Com a adopção destas medidas de eficiência energética, a Adico prevê uma reducção média de, pelo menos, 30% das emissões diretas e indiretas de gases de efeito de estufa (GEE).

Após ter conquistado a certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental pela ISO 14001, norma internacional que distingue as empresas que demonstram um compromisso contínuo com a melhoria do seu desempenho ambiental, a Adico declarou que “continua a reafirmar o seu compromisso com a sustentabilidade, adoptando fontes de energia limpa para alimentar a sua atividade”.

“A instalação destes painéis fotovoltaicos é um passo importante em direcção a um futuro mais verde e eco-friendly e que se vem juntar a outras medidas que temos vindo a implementar ao longo dos últimos anos, com vista a reduzir a nossa pegada ambiental”, afirmou Miguel Carvalho, membro da Comissão Executiva da Adico.

. “A empresa continuará a explorar todas as oportunidades possíveis para reduzir seu impacto ambiental e promover práticas sustentáveis em toda a sua operação”, refere Miguel Carvalho.

Estes investimentos sustentáveis são apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelos Fundos Europeus NextGeneration UE. O projecto foi desenvolvido ao abrigo do Apoio à Descarbonização da Indústria.

 

DR Foto: Cedidas por Adico