< Voltar

Panasonic compromete-se a reduzir a pegada carbónica até 2050

A empresa especializada na produção de electrodomésticos anunciou que pretende reduzir em 300 milhões de toneladas as suas emissões de CO2, até 2050, como parte da luta contra o aquecimento global. A iniciativa Green Impact, lançada agora pela marca, compromete-se a desenvolver novas tecnologias e soluções de forma a contribuir para a sustentabilidade.

Para além da redução das emissões em 300 milhões de toneladas – o que representa cerca de 1% do total das emissões globais atuais – a Panasonic está a desenvolver novas tecnologias e soluções que aumentem a eficiência dos seus produtos para conseguir reduzir o consumo energético. Neste sentido, o objectivo é conseguir que a energia criada seja superior à energia utilizada, tanto pela empresa como pelos seus produtos e soluções.

Estabelecida em 2017, a Visão Ambiental 2050 da Panasonic tinha como objectivo reduzir o consumo de energia e gerar um excedente de energia limpa. A nova iniciativa Green Impact representa uma mudança de foco para abordar activamente o seu contributo com as metas da sociedade global rumo à neutralidade das emissões de carbono. A par deste foco, actualmente o seu compromisso centra-se nos objectivos de redução de CO2 para abordar os problemas ambientais a nível global e mostrar de forma clara o valor do seu progresso.

A longo prazo, os objetivos da nova visão ambiental para 2050 da Panasonic foram estabelecidos em quatro categorias com base no alcance, no método e no prazo de redução de CO2.:

– Reduzir as emissões na cadeia de valor das áreas que representam 80% da energia consumida: a iluminação, a climatização e a ventilação.

– Reduzir 100 milhões de toneladas de emissões de CO2 através da poupança de energia em áreas de negócio existente como as baterias para automóveis, software da cadeia de fornecimento e qualidade do ar de climatização.

– Evitar emissões através de novas tecnologias. O objetivo é reduzir 100 milhões de toneladas de emissões de CO2 através da transformação energética por parte da sociedade. Esta redução será baseada na adoção do consumo de energias renováveis e na inovação em novas tecnologias e soluções como os dispositivos de energia de hidrogénio, entre outros.

– Promoção e difusão das energias renováveis.

DR Foto: Cedida por Llorente y Cuenca