< Voltar

Portugal melhora performance em alterações ambientais

No ranking dos países industrializados, Portugal ficou classificado em sexto lugar em matéria de desempenho na área das alterações climáticas. Esta lista resulta dos dados apurados através do Climate Change Performance Index.

Esta lista foi avançada no COP 19, que se encontra a decorrer em Varsóvia, na Polónia, sendo o índice organizado pela GermanWatch em parceria com a Rede Europeia de Acção Climática.

A Quercus integra esta rede europeia, tendo contribuído na avaliação de Portugal. Em comunicado, revela que este índice é uma forma de “aumentar a pressão política e social, nomeadamente nos países que têm esquecido o trabalho nacional no que respeita às alterações climáticas”. Com efeito, este índice compara o desempenho de 58 países ao nível das emissões de dióxido de carbono versus energia.

Este foi “o melhor lugar de sempre” do nosso País, explica a associação ambiental, “subindo uma posição, pela redução do uso de combustíveis fósseis, fomentada pelo contexto de crise, e pelos resultados da política energética, devido principalmente ao investimento nos últimos anos em energias renováveis”.

Como curiosidade, registe-se que os três primeiros não foram ocupados já que se considerou que nenhum dos países preenchiam os requisitos traçados por este índice. No topo da lista encontra-se a Dinamarca e o Reino Unido, estando no final da lista países como o Canadá, Irão, Cazaquistão e Arábia Saudita.

Foto: Smart fortwo electric drive