< Voltar

Primeiro par de linces ibéricos colocado em liberdade

No próximo dia 16 de Dezembro será libertado o primeiro par de linces ibéricos, no Parque Natural do Vale do Guadiana, em Mértola.

Sendo esta uma espécie que se encontra em vias de extinção desde os anos 90, Portugal está actualmente em condições de reintroduzir dois linces, com recurso a um cercado de solta branda, o que permitirá a melhor adaptação dos animais ao território.

O lince ibérico é um símbolo da conservação dos ecossistemas mediterrânicos, classificado como o felino mais ameaçado do mundo pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Para a estratégia de conservação desta espécie, tem-se revelado fundamental o trabalho levado a cabo pelo centro nacional de reprodução de lince ibérico, em Silves. Articulado com Espanha, este centro tem como meta atingir um número de linces que garantam a sobrevivência da espécie e a diminuição do grau de ameaças, assegurando também a variabilidade genética nas novas gerações de linces ibéricos.

Ainda com o objectivo de preservar o lince ibérico, o secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, assinou o pacto nacional para a conservação do lince ibérico, em Julho deste ano, num acordo que agrega proprietários, produtores, caçadores, Organizações Não Governamentais, investigadores e Administração Pública.