< Voltar

ZERO apela à melhoria das ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha

O apelo surge a propósito da cimeira hispano-portuguesa, que decorre hoje, em Viana do Castelo.

As 20 organizações sociais, sindicais e ambientais de ambos os países que integram a Aliança Ibérica pela Ferrovia (AIF), entre as quais a ZERO, instam os governos de Espanha e Portugal a eliminar os obstáculos à recuperação de serviços ferroviários entre os dois países.

No documento apresentado esta sexta-feira aos governos de ambos os países, a AIF apresenta um conjunto de propostas para serem implementadas  a curto, médio e longo prazo.

Em 2020, foram cancelados os serviços noturnos Lusitânia e Sud Expresso, que ligavam Lisboa com Madrid e Hendaia (França), serviços que não foram retomados após a pandemia.

Actualmente, existem apenas duas ligações internacionais ferroviárias, sendo elas o Comboio Celta Porto – Vigo com dois serviços por dia em cada sentido, e o Regional Entroncamento – Badajoz, com dois serviços por dia em cada sentido.

Das propostas a curto prazo, planeadas para o horizonte de 2022-2023, a AFI propõe a melhoria das ligações Lisboa-Madrid, a melhoria das relações Porto-Vigo, a activação dos comboios noturnos Lusitânia e Sud Expresso e a extensão dos serviços Guarda-Vilar Formoso até Salamanca.

Para o horizonte a médio prazo (2024-2027), as 20 organizações sugerem ligações Lisboa-Barcelona, ligações Porto-Madrid e ligações Norte-Sul Lisboa-A Corunha.

Por fim, os projectos que a AFI considera mais ambiciosos e que, por isso, propõe para um horizonte a partir de 2030, são uma nova ligação Algarve-Andaluzia Nova e uma nova ligação Douro – Salamanca.

DR Foto: ål nik on Unsplash