< Voltar

Alunos portugueses vencem concurso internacional de arquitectura

A Saint-Gobain comunicou que Portugal venceu, pela primeira vez, a fase internacional do Concurso de Estudantes de Arquitectura Saint-Gobain com o projecto “SIENI PARK” dos alunos Francisco Peneda Ferreira, Pedro Tiago Gaspar e João Pedro Henriques da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

De acordo com a empresa, mais de 224 universidades de 29 países participaram na 19.ª edição do Concurso de Estudantes de Arquitectura Saint-Gobain. Estudantes de todo o mundo pensaram num projecto arquitectónico para transformar um espaço urbano/rural pertencente à Universidade de Helsínquia, localizado na zona de Viikki, nos arredores da cidade de Helsínquia, na Finlândia.

Francisco Peneda Ferreira, Pedro Tiago Gaspar e João Pedro Henriques

Os vencedores foram revelados durante um evento realizado pela Saint-Gobain na capital finlandesa, entre os dias 10 e 12 de Junho de 2024. Comemoraram-se ainda os 20 anos de realização deste Concurso Internacional, que se realizou pela primeira vez em 2004, na Sérvia.

O projecto “SIENI PARK”, proposto pela Equipa Portuguesa, está enraizado na cultura finlandesa e no seu sentido de comunidade. Oferece um refúgio tranquilo em Viikki, ligando casas, locais de trabalho e o Campus Universitário nas proximidades. Combina estruturas antigas e novas num design que assenta em três pilares fundamentais: sustentabilidade, inovação e conforto. Assim, de acordo com a Saint-Gobain, criou-se um projecto “futurista, duradouro, de baixa energia incorporada, que honra e desenvolve a tradição local de práticas de construção ecológicas”.

O painel de jurados que avaliou os projectos na fase internacional do concurso justificou a escolha do projeto português declarando: “Em termos de planeamento urbano, detalhes arquitectónicos e qualidade geral, a solução é abrangente e de alto nível. O edifício apresenta uma proposta de fachada interessante, possivelmente ainda aperfeiçoável devido às condições climáticas adversas do local. A composição urbana é inovadora e a estrutura em madeira é sofisticada. Importa referir que a integração do edifício antigo na arquitectura geral foi perfeita, e as soluções de sustentabilidade foram integradas na proposta desde o início, em vez de serem uma consideração posterior.”

“É com enorme satisfação que, ano após ano, recebemos projectos de estudantes de arquitectura de todo o mundo, que honram o compromisso da Saint-Gobain com a promoção da arquitectura sustentável. Particularmente este ano, verificar que um projecto português vence este concurso atesta a qualidade e a diferenciação dos nossos estudantes a nível mundial”, afirmou Vasco Pereira, director da Academia Saint-Gobain e gestor do Concurso em Portugal.

A novidade da 19ª edição é o Prémio Professor que é atribuído ao projecto que recebeu mais votos de todos os professores participantes.

1.º Prémio: Sieni Park, Portugal

2º Prémio: Rurban Habitat, Polónia

3º Prémio: From Boundary To Gateway, Coreia do Sul

Prémio Estudantes: Eco-Habitat: Greenhouse Dorms and Urban micro climate, Líbano

Prémio Professores: Viikki – The Edu-Buoyancity, Malásia

A Saint-Gobain informou ainda que, no próximo ano, a 20ª edição do seu concurso de arquitectura decorrerá em Nord-Isère, França. Durante a cerimónia de entrega de prémios foi lançado um primeiro esboço do desafio arquitectónico a propor aos concorrentes.

DR Fotos: Cedidas por Saint-Gobain