< Voltar

Álvaro Siza conversa com a Associação de Moradores da Bouça

Iniciativa da Fundação Serralves e integrada no programa “Ambulatório: Conversas abertas nos bairros do SAAL-Norte”, visa promover o debate entre o arquitecto Álvaro Siza e os moradores do Bairro da Bouça, no Porto.

A génese do Bairro da Bouça é anterior à Revolução de 25 de Abril de 1974 e desenvolve-se no âmbito do Fundo de Fomento da Habitação (FFH). Após a formação da Associação de Moradores da Bouça (1974), e com o apoio da Brigada SAAL, o projecto de Álvaro Siza é reconvertido e integrado naquela operação (1975).

 

A conversa decorrerá no local onde se encetaram as primeiras reuniões entre os arquitectos e a Associação de Moradores, procurando relembrar a evolução do bairro, do seu início à sua interrupção; mas também o processo que conduziu à sua retoma e conclusão recente (2006), e que o torna num dos casos de “gentrificação” social e cultural atualmente mais debatidos no Porto.

 

Este evento vai contar com a moderação de Nuno Grande e vai decorrer no dia 8 de Novembro no espaço da respectiva associação.

Foto: Fundação Serralves