< Voltar

Candidaturas aos Prémios Sustentabilidade e Investigação decorrem até 5 de Junho

A segunda edição dos prémios, promovidos pela Ordem dos Arquitectos e o Fundo Ambiental, vão atribuir 20 mil euros ao vencedor do Prémio Obra e 10 mil euros à candidatura vencedora do Prémio Investigação.

Os Prémios Sustentabilidade e Investigação são atribuídos através de um concurso nacional com periodicidade anual, e são organizados pelo Fundo Ambiental e a Ordem dos Arquitectos nas categorias Obra e Investigação, e pretendem distinguir arquitectos autores de obras e dissertações, teses e artigos que contribuam significativamente para a reflexão, sensibilização e incentivo dos modelos de sustentabilidade e ecoeficiência na Arquitectura.

No Prémio Obra, os candidatos são desafiados a reflectir sobre a integração das temáticas da ecologia e sustentabilidade no projecto e construção. A segunda edição do galardão, este ano com o valor de 20 mil euros, irá eleger uma obra construída nos últimos dois anos, entre 2021 e 2022, e que na solução arquitectónica demonstre terem sido traduzidas algumas questões referenciais para se aferir da ecoeficiência do edificado, tendo em conta o ciclo da água, o ciclo da energia, o ciclo dos materiais, o ciclo da construção e a regeneração.

Já o Prémio Investigação, no valor de 10 mil euros, irá distinguir teses de Doutoramento ou Pós-Doc, publicações ou monografias, que se concentrem em questões socioculturais, investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT), cujo eixo esteja directamente ligado a temáticas da ecologia e/ou sustentabilidade dos ambientes construídos. O trabalho teórico deverá ter sido executado nos últimos dois anos, entre 2021 e 2022.

O regulamento dos PSI 2023, segunda edição da iniciativa, está disponível no site da Ordem dos Arquitectos.

DR Foto: Cedida por Ordem dos Arquitectos