< Voltar

Hunter-Gatherer vence o Electrolux Design Lab 2014

O projecto Hunter-Gatherer, uma experiência educativa de compras inspirado na natureza, venceu o Electrolux Design Lab 2014. O vencedor foi seleccionado por um júri especialista e anunciado perante uma audiência de 150 jornalistas e bloggers internacionais no Electric Venue em Paris, França.

O conceito vencedor foi criado por Pan Wang da China, estudante na Escola Central Saint Martins, no Reino Unido. O conceito do projecto é uma experiência educativa de mercearia virtual inspirada na natureza. O projecto futurista Hunter-Gatherer é um jogo que projecta hologramas que permitem ao utilizador pescar, caçar e recolher os alimentos a partir do seu ambiente natural. A informação dos alimentos recolhidos no jogo é enviada para a mercearia mais próxima ou supermercado local e todos os alimentos apanhados no jogo são entregues em casa do utilizador.

“Numa vertente educacional, honesta e interactiva, este conceito aborda questões ecológicas e de necessidades de consumo relacionadas com o desperdício de alimentos nas sociedades urbanas,” afirma Lars Erikson, senior vice president Design da Electrolux e presidente do júri.

De acordo com Pan Wang “existe falta de ligação entre a sociedade e os produtores alimentares, porque como as pessoas compram os alimentos directamente no supermercado de forma tão fácil, esquecem-se da cadeia natural de crescimento dos alimentos”. Referindo ainda que se inspirou “nos tempos antigos e na forma como as pessoas tinham acesso aos produtos. Ao simular os ambientes naturais dos alimentos, adicionando o elemento da gamification, e fazendo a ligação aos produtores, torna-se a ida às compras numa actividade mais educacional e divertida para toda a família”.

O segundo lugar foi atribuído ao projecto Lotus, de Fulden Dehneli, estudante na Middle East Technical University, na Turquia. O conceito do projecto Lotus baseia-se num produto portátil que purifica, humidifica e desodoriza o ar. As razões do júri para atribuir este segundo lugar foram: “Com um design apelativo inspirado na natureza, o conceito de purificação do ar tem como objectivo criar uma atmosfera interior perfeita, correspondendo a todas as necessidades do consumidor”.

O terceiro lugar foi para o projecto UrbanCONE de Michał Pośpiech da Jan Matejko Academy of Fine Arts, na Polónia. UrbanCONE é um conceito que cria microclimas saudáveis nas áreas urbanas. As razões do júri para atribuir o terceiro lugar a este projeto foram: “Uma perspectiva visionária e poética sobre como resolver um problema ambiental global, com uma forma artística, beleza estética e movimento intuitivo”.

O vencedor do prémio People’s Choice Award foi o projecto HERO de Fiorella Rios, com o conceito de purificação do ar em formato de jogo, recebendo cerca de 6,000 votos do público no site do Design Lab.

O juri do Design Lab 2014 – formado por Lars Erikson, senior vice president Design da Electrolux, Margareta van den Bosch, creative advisor da H&M e Robin Edman, chief executive of SVID (Swedish Industrial Design Foundation) – escolheram o vencedor entre seis finalistas. Estiveram a concurso nesta edição de 2014 mais de 1.700 conceitos, provenientes de mais de 60 países em todo o mundo.

O objectivo do Electrolux Design Lab é estimular os estudantes de design por todo o mundo, convidando-os a apresentarem as suas ideias sobre as casas do futuro. Com o objectivo de suportar o compromisso da Electrolux em liderar a inovação no sector dos electrodomésticos, esta competição fornece novas ideias e inspirações inovadoras e oferece a oportunidade de divulgar talentos emergentes.