< Voltar

JJTeixeira homenageia a madeira no seu 45º aniversário

A maior carpintaria inteligente da Península Ibérica e uma das maiores da Europa celebra 45 anos de existência e aproveitou a ocasião para organizar um evento no qual homenageou a matéria-prima que alicerça a sua atividade: a madeira.

Realizado por Sara Nunes, da Building Pictures, o filme-documentário Wood Stories é um tributo à arquitectura nacional e à madeira e está contado em oito capítulos – Memórias, Utilização, Sentidos, Conforto, Sustentabilidade, Tempo, Carpinteiros e Indústria. Vários arquitectos portugueses partilham os seus testemunhos no filme, expondo a sua visão sobre a carpintaria, enquanto arte complementar e indispensável ao trabalho do arquitecto, e enaltecem a madeira como material sustentável, versátil e confortável.

A realizadora do filme explica o processo de construção da narrativa: “Durante o documentário, lançámos várias perguntas sobre a madeira e identificámos pontos em comum entre os arquitectos. Com esses pontos construímos uma narrativa que coloca todos os arquitetos convidados em diálogo. De capítulo em capítulo, descobrimos que as histórias dos arquitectos são também as histórias de todos nós porque, afinal, – e como o arquitecto João Mendes Ribeiro realça – “não há ninguém que não goste da madeira”.

Segundo Miguel Teixeira, administrador da JJTeixeira, “Em ano de aniversário, decidimos celebrar a paixão pela madeira, que move a família e as centenas de colaboradores. Uma paixão que ganha forma e vivência através da arquitectura e, por isso, este é também um documentário que visa projectar a arquitectura portuguesa contemporânea. Queremos com este documentário aliar-nos a essa missão, projetando-o em todo o mundo, através dos nossos canais e acções de promoção internacional”.

O projecto conta com o apoio da Ordem dos Arquitectos Sessão Regional Norte, da Faculdade de Arquitectura do Porto e da Casa da Arquitectura.

DR Foto: Silver Lining – Agência de Comunicação / JJTeixeira