< Voltar

O PODER DE UM

Apresentamos as peças de destaque da BoConcept da NOVA Kollektion do AW24 que têm o poder de transformar um espaço.

E se uma peça pudesse transformar uma sala inteira e até a forma como se vive nela? Para o Outono de 2024, a BoConcept pretende apresentar mobiliário enraizado na criatividade e no artesanato como parte da sua campanha de nova estação, incentivando os consumidores a “Ver a casa sob uma nova luz”.

“Para o AW24, estamos extremamente entusiasmados com a diversidade da nova colecção”, afirma o director de Colecções e Visuais, Claus Ditlev Jensen. “O que as peças principais têm em comum é o acabamento superior e a capacidade de transformar a forma e a sensação de um espaço.”

Desde as propriedades semelhantes a nuvens do sofá Bellagio até à cadeira de jantar de inspiração tradicional de Seul, pedimos aos designers da BoConcept que partilhassem as suas inspirações por detrás destes designs e o que impulsiona o seu apelo de destaque.

O ‘Sofá Nuvem’: Bellagio

A novidade no AW24 é o sofá Bellagio, desenhado por Anders Nørgaard. “É uma grande peça com o poder de comandar um espaço”, diz Nørgaard. “Se entrar na sala, os seus olhos serão atraídos para o sofá e terá simplesmente de se sentar nele.”

Além do aspecto deslumbrante do sofá, também oferece uma experiência táctil. “O Bellagio parece tão confortável quanto parece”, diz o seu designer Anders Nørgaard. “É como estar sentado nas nuvens.”

A costura Channel, com as suas linhas simples e apelo estruturado, traz um nível de requinte ao design. O detalhe cria um ritmo visual que atrai o olhar e acrescenta profundidade, elevando-o do comum ao extraordinário. “A costura Channel tem sido um sucesso em toda a indústria”, acrescenta Ditlev Jensen, “e estamos entusiasmados por apresentar a nossa abordagem ao tema”.

 

A ‘Mesa de Conversação’: Santiago

Para o AW24, há duas novidades na popular colecção Santiago, com uma mesa de jantar redonda e extensível e um aparador, desenhados por Morten Georgsen.

“Com a nova mesa Santiago, a combinação de tampos redondos e bases suavemente curvas, adornadas com belos detalhes chanfrados, cria um design simples, mas marcante”, afirma Ditlev Jensen. Com um diâmetro padrão de 135 cm, a mesa acomoda confortavelmente as refeições em família. Mas quando a ocasião pede mais espaço, existem folhas extensoras armazenadas discretamente dentro do desenho, ampliando-o para 181 cm, acomodando facilmente até oito pessoas.

“A mesa redonda é cada vez mais popular”, afirma o seu designer, Morten Georgsen. “Porquê? Porque é coloquial. Todos podem falar uns com os outros e olhar nos olhos uns dos outros.” Isto cria um local de encontro natural para a família e amigos – bem como um ponto focal lindamente concebido para a sala.

A um nível mais prático, Georgsen diz que a mesa redonda ocupa relativamente pouco espaço em comparação com a quantidade de pessoas que se podem sentar à sua volta. “Como a base é uma coluna e não pernas, não existem obstáculos. Assim, o tampo de cerâmica torna-a uma peça extraordinária.”

O ‘Aparador de Meados do Século’: Santiago

Inspirado nos designs icónicos de meados do século que evocam sentimentos de cocktails nas colinas de Hollywood, o aparador Santiago é uma peça marcante que nasceu para entreter. “Incorpora a elegância com um toque contemporâneo, inspirando-se no artesanato tradicional dinamarquês”, diz Ditlev Jensen.

Na década de 1950, os aparadores apresentavam frequentemente portas de acordeão de madeira e esta característica surge nas “listras” de Santiago. “As riscas são incrivelmente dinâmicas e, juntamente com as curvas orgânicas, os seus olhos não conseguem deixar de ser atraídos por esta peça.”

O que é realmente excitante – e canaliza aquelas vibrações retro da Costa do Pacífico – é a secção de barra opcional com frente suspensa, espelho traseiro e luzes integradas que se acendem ao abrir.

As características do design biselado são realçadas pela escolha de um luxuoso tampo de cerâmica ou madeira. O aparador pode ser personalizado para se adequar a vários estilos, espaços, necessidades de arrumação e níveis de preço e está disponível em dois tamanhos.

Para Georgsen, a beleza desta peça reside no equilíbrio da forma. “Santiago é uma peça marcante que pode facilmente ser realçada porque tem proporções extremamente bonitas.” Adicione um copo de Martini ao tampo de cerâmica e o seu fascínio será irresistível.

A ‘Mesa de Centro Escultural’: Tivoli

O travertino é preferido há séculos como um material que confere um toque elegante a qualquer interior. Com este espírito arquitectónico em mente, a BoConcept apresenta Tivoli – uma mini cápsula de mesas de centro esculpidas com acabamento em efeito travertino.

“O design atraente do Tivoli acrescenta um toque de estilo a qualquer espaço”, afirma Ditlev Jensen. “A ousadia reside não só no seu apelo estético, mas também na sua capacidade de elevar o ambiente de qualquer espaço.”

O Tivoli difere dos métodos de produção tradicionais porque utiliza materiais artificiais, conferindo a seriedade estética da pedra sem a gravidade – é leve o suficiente para se movimentar no espaço como desejar. O seu núcleo é feito de betão e coberto com acabamento imitado de travertino. Esta sobreposição exclusiva reproduz cuidadosamente os padrões e texturas que se encontram na pedra travertino natural.

Para Georgsen, criar o Tivoli foi como fazer modelos com Playdough quando era criança. “Estávamos a esculpir a partir de designs 3D de uma forma muito livre, por isso foi um processo muito criativo. Muitos móveis são construídos com base na geometria, mas estes não. São peças de arte para a sua casa.”

A mesa apresenta-se em três formatos distintos, oferecendo versatilidade e flexibilidade no design. “Cada forma permanece forte como uma peça individual. No entanto, também foram concebidos para se harmonizarem facilmente quando combinados, formando uma ‘ilha’ coesa de mesas”, afirma Ditlev Jensen.

A ‘Cadeira de Jantar Heritage’: Seul

A cadeira de jantar Seul, desenhada por Henrik Pedersen, “encapsula perfeitamente a essência da nossa herança de design dinamarquês”, diz Ditlev Jensen.

Fundamentada em princípios de simplicidade, artesanato e materiais de qualidade, as suas linhas limpas e elegância discreta prestam homenagem às tradições de design intemporais que definiram o design dinamarquês durante gerações – mas com um toque moderno e contemporâneo.

“Queríamos criar uma cadeira ‘all night’ (toda a noite) – onde se pudesse sentar e conversar a noite toda”, diz Pedersen. “O desafio era conseguir um aspecto elegante sem comprometer o conforto”.

Os apoios de braços ajudam neste objectivo graças ao seu comprimento mais curto. “O apoio de braço curto tem um efeito simplificador no design, mas também, do ponto de vista funcional, é muito mais confortável para jantar.”

A opção por estofos traz também o factor conforto, enquanto o formato em forma de ‘A’ e as pernas anguladas conferem uma expressão leve ao design. A cadeira Seul está disponível em três cores – Carvalho Natural, Carvalho Escuro e Preto – com cada tom de madeira a trazer o seu próprio carácter distinto.

Então, o que é que Seul traz para uma sala? “Não subestime o impacto de uma cadeira de madeira”, diz Pedersen. “É o trabalho artesanal, as curvas convidativas e as qualidades maravilhosamente tácteis que a madeira traz. Convida-o a entrar.”

Sobre o BoConcept:

A BoConcept foi fundada em 1952, na Dinamarca, e é hoje o retalhista de mobiliário mais global do mundo, com mais de 340 lojas espalhadas por 67 países. A marca trabalha com designers premiados para criar colecções de mobiliário, acessórios e iluminação para casas particulares e espaços comerciais. Sob o título ‘Live Ekstraordinær’, a BoConcept está empenhada em levar o seu serviço flexível de design de interiores e a personalização líder do sector a espaços públicos e privados – sem comprometer a visão do design ou a estética.

Para mais informações, visite: https://www.boconcept.com/