< Voltar

Um arquitecto português no reino da Baviera

Inaugura no dia 18 de Outubro, no Antigo Refeitório do Mosteiro dos Jerónimos, a exposição “Manuel José Herigoyen (1746-1817) vida e obra. Um arquitecto português no reino da Baviera”.

Esta iniciativa é organizada pela Direcção-Geral do Património Cultural, em colaboração com a secretaria de Estado dos Monumentos da Baviera e o Círculo de Amigos Herigoyen, e conta com o apoio institucional da Ordem dos Arquitectos e da Câmara de Arquitectos da Baviera.

Em Portugal o seu nome é desconhecido, sendo objectivo primordial deste projecto a divulgação do seu legado de autor bem como do seu contributo para a história da arquitectura europeia. Ao serviço de casas reinantes dirigiu obras públicas e privadas no âmbito do planeamento urbano, projecto arquitectónico, paisagístico e de decoração. De igual modo, desempenhou um cargo seminal na preservação de edifícios históricos.

Nomeado Alto-Comissário das Obras Régias da Baviera no ano de 1810, Manuel José Herigoyen detém, na história da arquitectura alemã, uma posição de reconhecida e consolidada importância, constando o seu nome da lista de uma geração de arquitectos de eleição como Friedrich von Gärtner, Leo von Klenze, Georg Moller ou Karl Friedrich Schinkel.

IGESPAR