< Voltar

A Foz do Douro é agora o lugar ideal para descobrir novos vinhos

Criado pelos amigos Diogo Magalhães Ferreira e João Monteiro, o Botella Food&Wine apresenta-se como um espaço descontraído que quer aliar bons vinhos a petiscos saborosos e descomplicados. Situado na Avenida Brasil e com vista para o mar, o novo wine bar encerra portas apenas à terça-feira e quer ainda apostar em provas de vinho regulares, bem como na cedência do espaço para eventos privados.

Aqui privilegiam-se os vinhos de pequenos produtores, diferentes daqueles que se encontram nas grandes prateleiras, acompanhados de petiscos para partilhar. “Inspiramo-nos num conceito que é muito comum em Espanha, de espaços que conseguem gerar, naturalmente, um convívio informal e animado à volta da mesa e onde, de forma espontânea, se partilham conversas e sabores. Daí a origem do nome Botella”, explica Diogo Magalhães Ferreira.

A carta de vinhos conta, neste momento, com 75 referências, entre brancos, tintos, rosés e espumantes, todos disponíveis a copo ou em garrafa. Entre as sugestões estão, maioritariamente, vinhos nacionais, sendo também possível encontrar propostas de vinhos espanhóis, italianos e franceses. Todos eles obedecem ao mesmo critério: são provenientes de pequenas produções, cuidadosamente selecionadas por Diogo Magalhães Ferreira: “Queremos dar a conhecer aos nossos clientes uma oferta alternativa, de excelente qualidade. Apostamos numa série de nomes ainda pouco conhecidos e numa seleção variada, de forma a podermos ter sugestões que vão ao encontro do perfil de cada um. Procuramos, sempre que possível, fazer esse aconselhamento personalizado”, revela. A seleção da carta do Botella dá ainda destaque aos vinhos naturais e biológicos, produtos que têm vindo a conquistar um crescente número de apreciadores.

Quanto aos petiscos, a carta de verão é composta por propostas frescas e pouco complexas, como pratos de queijo e enchidos, bacalhau fumado, carpaccios de carne ou de polvo, tártaros diversos ou tacos, entre outras sugestões. Também aqui houve uma escolha minuciosa dos fornecedores, para assegurar que a qualidade dos pratos acompanha a qualidade dos vinhos. O peixe fresco vem da Peixaria by Euskalduna, do chef Vasco Coelho Santos, os fumados chegam da Carpier e o presunto é fornecido pela tradicional casa Castro y González. Em comum, todos estes fornecedores partilham o respeito pela natureza dos produtos e a preferência por práticas de produção sustentáveis.

Aos almoços e jantares há também uma sugestão diária de um poke bowl e de uma salada. Nas sobremesas, a estrela é “O melhor bolo de chocolate do mundo”, uma iguaria já famosa que os responsáveis do wine bar decidiram integrar na carta, assumindo também a sua distribuição em toda a zona norte do país.

O Botella conta ainda com uma loja onde disponibiliza, para venda ao público, muitas das propostas da sua carta. De igual forma, todos os vinhos servidos no wine bar podem ser adquiridos, a preço de loja. A ideia é que as pessoas possam replicar nas suas casas, de forma o mais aproximada possível, a experiência vivida no Botella. Para isso, podem contar com aconselhamento e sugestões de harmonização e com um conjunto de dicas de confeção e apresentação dos produtos.

DR Foto: Cedidas por Botella Food&Wine