< Voltar

Camões é protagonista da agenda cultural do El Corte Inglés

O El Corte Inglés comunicou que Camões, cujos 500 anos se celebram em 2024, será o tema da programação do seu 1º trimestre do Âmbito Cultural, que, ao longo dos primeiros três meses do ano, apresentará  propostas que visam responder a vários interesses do público.

Camões, a sua poesia, as suas viagens, a época em que viveu ou a relação da sua obra com a contemporaneidade serão apenas alguns dos temas que serão abordados nas diferentes sessões.

“Sabei que segundo o amor tiverdes/tereis o entendimento dos meus versos”, por exemplo, será um curso de António Carlos Cortez onde, ao longo de cinco sessões, se propõe a ler Camões à luz do que, no seu entender, a sua literatura nos pode dizer ainda hoje. O Professor e ensaísta dará, ainda, no dia 14 de Fevereiro, uma conferência no Âmbito Cultural de Gaia, chamada “O Dia em que nasci moura e pereça”.

A professora Maria João Lopo de Carvalho, por sua vez, dinamizará “A minha viagem com Luís Vaz de Camões- Até que o Amor me Mate”, uma conferência na qual a autora contará a sua viagem na rota de Camões na sua peregrinação pelo Oriente.

O ciclo Poemar também celebrará Camões: em Lisboa, Ana Zanatti, Ana Isabel Dias e José Anjos declamarão Camões e outros Contemporâneos; em Gaia, será a vez de Isaque Ferreira, Filipa Leal e Rui David darem a conhecer a obra de Luís de Camões, que consideram, de acordo com comunicado, ser “o Contemporâneo, o principal entre principais”.

O Professor José Manuel apresentará o curso do Tedim “A Arte portuguesa no tempo de Luís Vaz de Camões”, que contará com três sessões em Gaia.

A nova programação cultural do El Corte Inglés contará ainda com outras conferências e cursos como “O Porto em Lisboa” e “Lisboa no Porto”, organizadas por Joel Cleto, um curso sobre o Islão, por Vítor Teixeira, a conferência “São Carlos, Anfitrião da Música”, dinamizada por Jorge Rodrigues, um curso de Filosofia dado pelo professor David Erlich. Nuno Artur Silva dará também um curso de cinco aulas chamado “A Salvação do Mundo” e António Bagão Félix uma conferência sobre “Nós e as Árvores na Ca(u)sa Comum”.

Em comunicado, o El Corte Inglés informou também que o Museu Nacional de Arte Antiga terá a decorrer a Exposição “Identidades Partilhadas – Pintura Espanhola em Portugal”, apresentada pelo director do Museu, Joaquim Oliveira Caetano, no Âmbito Cultural de Lisboa, através da conferência “Cruzar a Fronteira: A Pintura Espanhola em Portugal, sécs. XIV-XIX”.

A directora do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Emília Ferreira, falará também sobre as “Artes no Espaço Público”, em duas conferências, uma em Lisboa e outra em Gaia.

O Ciclo Pensar a Europa organizará duas conferências, uma que contará com a participação do professor José Pacheco Pereira, “O Novo Velho Continente”, e outra dinamizada por Sebastião Bugalho, “2024: Incerteza e Mudança”.

Paulo Portas, José Milhazes e Germano Almeida relectirão também sobre o Mundo, num ciclo de conferências em Lisboa e Gaia

A Programação do 1º trimestre contará ainda com vários cursos e conferências da Fundação Francisco Manuel dos Santos, concertos da Orquestra Metropolitana de Lisboa, oficinas e apresentações de livros.

DR Foto: Cedida por El Corte Inglés