< Voltar

Conheça “Underpressure”, a coleccção que nos convida a olhar criticamente para a sociedade

O artista Carlos Mello apresentou a sua linha de arte decorativa de paredes,”Underpressure Collection”, composta por peças elaboradas à mão pelo próprio artista, que se encontra sediado em Guimarães.

Inicialmente apresentada em Londres, foi no Dubai que esta linha artística conquistou, segundo comunicado, “o seu posicionamento único”. O que torna estas peças distintas é o facto de serem desenvolvidas com uma “precisão técnica” que, se alia “à impossibilidade de replicação, uma vez que cada peça é uma obra autêntica”.

Carlos Mello

A técnica foi desenvolvida em 2021, durante o pico da pandemia de COVID-19. Neste período, Mello desenvolveu um esboço inicial de uma forma abstracta, aparentemente desprovida de significado, que seria a génese da técnica que originou a linha “Underpressure”. Após desenvolver a primeira peça, apresentou-a em Londres e, posteriormente, no Dubai.

Em 2023, Carlos Mello desenvolveu outras peças e a colecção ganhou vida, sendo composta por diversas formas abstratas forjadas a partir de três tipos diferentes de metal: prata, ouro e corten. Combinando maquinaria e artesanato manual, a técnica desenvolvida pelo artista garante que cada obra exposta tenha um caráter “único e inimitável”.

 

De acordo com Mello, o conceito de “Underpressure”, traduzido para português como “Sob Pressão”, surgiu a partir da observação da sociedade contemporânea, que o artista considera estar sob constante pressão. Esta pressão abrange, segundo o mesmo, vários aspectos da vida quotidiana, incluindo pressões sociais, económicas e culturais que moldam e desafiam a experiência de cada indivíduo.

“Underpressure” tem, então, como objectivo convidar-nos a olhar indirectamente ao espelho,

Peças da “Underpressure Collection”

reflectindo a imagem de uma sociedade sob pressão constante, onde os indivíduos são desafiados a sobreviver e prosperar num ambiente que por vezes pode parecer implacável. Segundo o artista, este “conceito artístico oferece uma oportunidade para reflectir e questionar as pressões que moldam a nossa vida quotidiana e convida-nos a examinar como podemos enfrentá-las, mantendo a nossa autenticidade e superando os desafios impostos pela sociedade moderna”.

Apesar de o artista admitir que o mercado nacional não tenha sido o foco inicial, acredita que existe, no país, um nicho para este tipo de produto e que a “Underpressure Collection” encontrará, em Portugal, apreciação entre os amantes de arte e decoração.

Actualmente, é possível realizar encomendas através do website da colecção, que oferece, aos visitantes, uma experiência de realidade aumentada que permite interagir com cada  peça, através de visualização mais imersiva da obra no espaço.

 

DR Foto: Carlos Mello: https://www.carlosmello.eu