< Voltar

Cultura Ibérica em Lisboa

De 8 a 11 de Maio regressa a Lisboa o Festival Internacional Máscara Ibérica, a maior mostra de turismo regional. De quinta a domingo, o Rossio e a Baixa serão o grande palco da cultura ibérica com a Mostra das Regiões, concertos, animação e o IX Desfile da Máscara Ibérica.

As ruas de Lisboa serão palco, entre 8 e 11 de Maio, do IX Festival Internacional Máscara Ibérica, uma iniciativa da PROGESTUR (Associação para o Desenvolvimento do Turismo Cultural), em parceria com a EGEAC.

Tendo a Praça do Rossio como espaço âncora, o festival contará com o já tradicional Desfile Máscara Ibérica (dia 10, sábado às 16h30, com partida da Praça do Município para o Rossio, através da Rua do Ouro), onde são esperados mais de 500 participantes, divididos em 30 grupos. O Norte e Centro de Portugal, Galiza, León, Zamora, Cáceres, Astúrias, País Basco, Salamanca, entre outros, são as regiões que irão desfilar. O desfile, que a cada ano surpreende e entusiasma transeuntes, conta este ano e pela primeira vez com um grupo da Sardenha (Itália), Mamuthones e Issohadores Pro Loco Mamoiada.

Para lá do desfile, o programa apresenta-se, como de costume, variado: a Gastronomia Ibérica, com showcookings e workshops, e os Vinhos Ibéricos a marcar presença. Na Mostra das Regiões (todos os dias, a partir das 11h00, no Rossio) as propostas multiplicam-se, sendo possível descobrir e adquirir algumas das mais tradicionais iguarias ibéricas – fumeiro, doçaria regional -, e peças artesanais nacionais e espanholas, espalhadas por 30 espaços.

Este ano participam os chefes Michelin: Vítor Matos (Restaurante Largo do Paço no Hotel Casa da Calçada, em Amarante), Miguel Laffan (Restaurante L’and no Resort L’And Vineyards, em Montemor-o-novo), Marcos Moran (Restaurante Casa Gerardo, Gijon) e André Silva, recentemente eleito Chefe Cozinheiro do Ano 2013. A animação de rua, todas as tardes é assegurada pelos Sidros de Valdesoto (Astúrias), pelo grupo Mamuthones e Issohadores Pro Loco Mamoiada (Itália), Gaiteiros de Viana do Bolo (Espanha) e Pauliteiros da Granja (Portugal).

O Palco Ibérico apresenta concertos de música folk de raiz tradicional europeia com elementos de fusão entre o ska, reggae e rock nas noites de sexta e sábado e tarde de domingo. Sexta-feira, dia 9, a noite é dedicada a Espanha e conta com o grupo Skama la Rede, às 22h00 – este grupo regressa após ter protagonizado uma dos mais emblemáticos concertos de sempre do Festival da Máscara Ibérica. No sábado, dia 10, actua Kepa Junquera, às 22h00. Domingo, dia 11, às 18h00, a música é em português com Ginga.

Paralelamente, organiza-se uma vez mais, o concurso de fotografia. O Desfile com a Máscara Ibérica 2013, cuja exposição com as fotos vencedoras estará patente no Rossio.