< Voltar

LG apresenta nova linha de smart TVs

A LG Electronics comunicou que apresentará a linha de OLED TVs de 2024, equipadas com um novo processador de Inteligência Artificial (IA) que traz às televisões da marca um conjunto de novidades que prometem revolucionar a experiência do utilizador.

Impulsionada por uma abordagem centrada no cliente, com a visão “Sync to You Open to All”, esta abordagem da LG expressa, de acordo com comunicado, “o objectivo da empresa de criar experiências personalizadas para cada estilo de vida, com produtos acessíveis para todos”. Com este fim, a webOS, a plataforma de smart TV da LG, fornecerá, aos clientes, soluções e serviços personalizados com um ecossistema expandido com conectividade alargada, funcionando como uma plataforma de media e entretenimento.

Segundo a empresa, as mais recentes OLED TVs contam com upscaling de IA actualizado, utilizando uma análise de imagem ao nível do píxel, de forma a dar mais nitidez aos objectos e aos fundos mais desfocados. Tudo isto é, ainda, “impulsionado pela avaliação criteriosa da própria IA, proporcionando uma experiência de visualização mais clara e vibrante”. Este novo processador de IA tem ainda a capacidade de ajustar as cores, analisando, entre os os tons usados com frequência, aqueles que “melhor transmitem o humor e os elementos emocionais pretendidos pelos cineastas e criadores de conteúdo”. O sistema de IA Dynamic Tone Mapping Pro, com o qual a TV está equipada, divide as imagens em blocos e ajusta o brilho e o contraste, verificando as variações de brilho quando a luz entra em cena, de forma a criar imagens mais tridimensionais.

A estrela da nova linha da LG é, contudo, a SIGNATURE OLED M4, uma TV wireless. Disponível nos tamanhos de 65 e 97 polegadas, a nova aposta da LG está, conforme comunicado, equipada com a “inovadora Zero Connect Box sem fios”, que elimina “completamente a necessidade de ter todos os cabos conectados”. A OLED M4 é, assim, “a primeira TV do mundo com transmissão de vídeo e áudio sem fios até 4K 144Hz, oferecendo uma performance OLED superior com detalhes precisos e uma elevada sensação de imersão”.

O processador de IA da TV está ainda equipado com recursos som que oferecem, segundo a LG, “um áudio mais rico e completo, ao mesmo tempo em que tiram partido do som surround virtual 11.1.2 das colunas integrados para criar o ambiente de visualização perfeito”. A tecnologia IA tem ainda a capacidade de separar as vozes de uma banda sonora para melhorar a clareza do diálogo.

As novas LG OLED TV apresentam ainda novas funcionalidades para quem as usa para jogar videojogos, incluindo uma taxa de atualização 4K de 144Hz2, recursos de HDMI 2.1 e a funcionalidade Game Optimizer, que permite que os jogadores alternem entre predefinições de visualização projectadas para diferentes géneros de jogos. Suportam ainda a tecnologia NVIDIA G-SYNC®, que tem como objetivo eliminar o tearing e as quebras do ecrã, fornecendo aos utilizadores “uma experiência o mais dinâmica e o mais próxima possível da vida real”.

A versão mais recente do webOS permite, ainda, aos utilizadores personalizar a forma como usam as TVs, podendo estes criar até 10 perfis individuais para personalizar a sua experiência. Baseando-se em perfis individuais, os utilizadores têm a possibilidade de personalizar o ecrã inicial das TVs e definir as suas configurações personalizadas. Com, de segundo comunicado, um “interface user-friendly do ecrã inicial” as OLED TVs fornecem uma pré-visualização do conteúdo visto mais recentemente, podendo aceder facilmente a informações sobre as aplicações usadas nos últimos tempos.

Em comunicado, a LG afirmou estar “comprometida com as melhores experiências de utilização para todos, melhorando e facilitando a acessibilidade dos seus produtos para uma utilização perfeita em vários dispositivos”. As LG smart TVs de 2024 têm a capacidade de interagir com dispositivos domésticos inteligentes e suportam Apple AirPlay e Google Chromecast integrados para conseguirem comunicar com dispositivos móveis, permitindo que os utilizadores façam o stream de conteúdo de um dispositivo para o seu ecrã televisivo.

“Suportada por uma linha de OLED TVs líderes na sua classe e pela impressionante gama QNED, a LG continua a afirmar o seu domínio no mercado de TV premium com a promessa da melhor experiência de utilização possível, através de uma selecção distinta de conteúdos e serviços disponíveis através da webOS, a plataforma de smart TV da empresa”, afirmou Park Hyoung-sei, presidente da LG Home Entertainment Company.

A empresa informou ainda que os visitantes da CES 2024 terão a oportunidade de explorar as mais recentes inovações e conquistas da LG, de 9 a 12 de Janeiro, no stand da empresa (#16008, Las Vegas Convention Center).

 

DR Foto: Cedida por LG Electronics