< Voltar

Projecto IMOD inaugura em Santo Tirso

A IMOD – Incubadora de Moda e Design de Santo Tirso, vai ser inaugurada no dia 19 de Dezembro. Para o efeito vai ser levado a cabo uma conferência internacional que terá como principal oradora Agatha Ruiz de la Prada.

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai assinalar o lançamento da IMOD – Incubadora de Moda e Design com a realização de uma conferência internacional que conta com alguns dos mais prestigiados especialistas da indústria da moda como é o caso da designer Agatha Ruiz de la Prada.

A iniciativa intitulada “Design como Dínamo da Indústria de Moda” vai ter lugar na Fábrica de Santo Thyrso, local onde se insere esta incubadora, e tem como mote “o valor do design e da criatividade como instrumento de promoção na cadeia de valor, de diferenciação e de conquista de novos públicos e mercados, capazes de projectar uma indústria com tradição em Santo Tirso e na região do Ave”.

Esta conferência internacional pretende “chamar a atenção para a capacidade de surpreender e de resistir do cluster da moda, cada vez mais com condições de incorporar tecnologia e, acima de tudo, diferenciar-se pelo design e pelo serviço”. Ao mesmo tempo, o município de Santo Tirso vai aproveitar “a presença de um conjunto de conceituados profissionais da indústria da moda para apresentar os primeiros projectos seleccionados para a Incubadora de Moda e Design.

O projecto da fábrica tem como missão “contribuir para a afirmação do valor do produto nacional, apoiando novos designers e promovendo uma maior ligação entre os designers e a indústria”. A médio prazo, o projecto lançado pela Câmara de Santo Tirso pretende “afirmar-se como um espaço e marca de referência a nível nacional e internacional na área da formação, investigação, criação e promoção do produto moda”.

Orçada em quatro milhões de euros, a IMOD completa a primeira fase do Quarteirão Cultural e Criativo da Fábrica de Santo Thyrso. Este projecto já conta com uma outra incubadora, a Empresas de Base Tecnológica que foi inaugurada em 2008 e que teve um custo de aproximadamente 2,5 milhões de euros, e a Nave Cultural e Industrial, inaugurada em 2012 que custou cerca de três milhões à autarquia de Santo Tirso.