< Voltar

Sabe dizer: “Wa-Kei-Sei-Jaku”?

O Chá Camélia vai promover dois workshops com a cerimónia do chá, na plantação de Fornelo, a 10 e 13 de Junho. Sob o mote da celebração da colheita da Primavera, Nina Gruntkowski e Erika Kobayashi propõem uma visita da plantação de chá com degustação da colheita nova e cerimónia japonesa do chá  ao ar livre, bem como aprender a dizer Wa-Kei-Sei-Jaku.

O tempo é porventura o bem mais escasso. As pessoas passam o tempo todo a correr, esquecendo-se que essa opção também é delas. Por isso é tão importante haver momentos de paragem, em que tudo desacelera, os sentidos se acalmam, e regressa o tempo de ouvirmos o nosso corpo (e pararmos a nossa mente). A cerimónia do chá é um desses momentos na cultura tradicional japonesa, que simboliza a entrada num outro tempo. Um tempo de silêncio, paz, harmonia, equilíbrio, ritual.

A 10 e 13 de Junho, a plantação Chá Camélia organiza duas visitas da plantação com cerimónia do chá conduzida por Erika Kobayashi, estudiosa desta cerimónia desde 2011 e aluna da tradição Ueda Soko Ryu, no Japão. Erika colabora com a Chá Camélia na colheita, nos ‘workshops’ e nas Cerimónias do Chá, que já realizou nos anos anteriores. Nestes dois dias em Junho, haverá uma visita guiada à Chá Camélia – a única plantação de chá na Europa continental – e uma degustação de dois chás ao ar livre. A cerimónia será realizada num ambiente íntimo na natureza, decorrendo em silêncio.

Veja o vídeo: https://chacamelia.com/sobre-o-cha/cerimonia-do-cha/