< Voltar

Sete características que fazem de Lisboa uma cidade única

Na sequência do Dia Mundial das Cidades, assinalado a 31 de outubro, a Porta da Frente Christie’s destacou as principais características que fazem de Lisboa uma cidade cativante para viver e investir.

Criado em 2013 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, este dia surgiu, segundo comunicado, “com o intuito de celebrar e inspirar acções em torno da urbanização sustentável, promovendo a cooperação internacional, celebrando sucessos, maximizando as oportunidades e abordando os desafios criados pelo rápido ritmo global da urbanização”.

Neste sentido, a Porta da Frente Christie’s elaborou uma lista com sete das principais características que tornam Lisboa numa cidade única e numa boa opção para viver e investir.

Uma história em cada esquina: com séculos de histórias, Lisboa respira tradição. Desde a herança do Fado até aos poetas, escritores e artistas que criaram a personalidade da capital, vários são os factores que fazem de Lisboa um dos melhores destinos mundiais para viver, passear e investir.

Arquitectura e sustentabilidade: Lisboa tem sofrido uma criteriosa reabilitação de espaços antigos e inabitáveis, que agora nascem com o mesmo charme de outrora, mas oferecendo todas as comodidades da vida moderna. Existe não só uma vasta oferta de edifícios de traça antiga totalmente recuperados, mas também edifícios de construção nova e perfeitamente integrados em áreas mais modernas da cidade.

Cultura e comércio: existem dezenas de espaços culturais em Lisboa, desde teatros a salas de espetáculo, museus, exposições temporárias e oceanário, entre outros, equiparando a oferta cultural da capital à restante Europa. Em relação a espaços comerciais, é possível encontrar grande parte das marcas internacionais, comércio local espalhado por toda a cidade e ainda centros comerciais.

Gastronomia: Portugal é conhecido pela sua riqueza gastronómica e Lisboa não é excepção. Na capital portuguesa, é possível encontrar alguns dos melhores restaurantes do país, seja para um tipo de cozinha mais gourmet ou para provar pratos tradicionais, como bacalhau ou cozido à portuguesa.

Vistas: Lisboa é uma das cidades europeias com mais miradouros, todos com vistas para os telhados e monumentos da cidade, para o Tejo, a Ponte 25 de Abril ou para a outra margem. A capital conta ainda com mais de 30 parques e jardins.

Proximidade a outras paragens: Lisboa situa-se perto de outros destinos, como é o exemplo de Sintra, a vila caracterizada pelos seus castelos que se erguem no meio de um cenário montanhoso e está classificada como Património Mundial da UNESCO.

Clima: Portugal tem uma média de 300 dias de sol por ano, o que oferece a possibilidade de disfrutar das localidades costeiras do Estoril e de Cascais, apelidadas como “a Riviera Portuguesa”, em virtude das suas palmeiras, praias e dos palacetes outrora ocupados pela nobreza.

DR Fotos: Svetlana Gumerova na Unsplash