< Voltar

Sonha ter um chef na sua cozinha?

Para muitos é uma quimera ter um chef que tenha trabalhado em restaurantes estrela Michelin em sua casa, ainda mais a preços acessíveis. Mas agora já é possível pela mão do Chef David Vieira.

Trabalhou em restaurantes com estrela Michelin e chefes tão reconhecidos como Ljubomir Stanisic ou Nuno Mendes até que criou o projecto Aliment’a Vida: David Vieira cozinha na casa dos clientes os seus pratos saudáveis, criativos e coloridos por preços muito acessíveis. É a solução perfeita para celebrar com a família e amigos, em segurança. E, se quiser aprender, o chef também promove workshops.

Agora que já é possível confraternizar com alguma tranquilidade, vão multiplicar-se almoços e jantares para matar saudades da família e dos amigos. Torná-los especiais é muito fácil recorrendo aos serviços do chefe David Vieira: combina-se a ementa, na data agendada assiste-se à preparação, degustam-se as iguarias, sem quaisquer preocupações com a cozinha e, no final, ainda fica tudo limpinho! E isto cumprindo todas as regras de segurança recomendadas, pois o chefe submete-se a um teste rápido antes de cada evento, e por preços desde 40 euros por pessoa, com cinco pratos, ingredientes incluídos.

No entretanto pode aprender-se mais sobre os ingredientes, alguns truques “de chef”, partilhar histórias – e o chefe tem muitas para contar pois, apesar dos seus 30 anos, possui já vasta experiência adquirida com nomes incontornáveis da alta gastronomia internacional.

O interesse de David Vieira pela cozinha revelou-se bem cedo: enquanto os amiguinhos viam desenhos animados na TV, ele preferia assistir aos programas do Chefe Silva. Por isso a escolha da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, que concluiu em 2009, não surpreendeu e daí até ao restaurante AdLib, do hotel de cinco estrelas Sofitel, na Avenida da Liberdade, foi um pulinho.

Seguiu-se um percurso internacional onde teve oportunidade de trabalhar com os melhores: em Viena com o chefe francês Antoine Westermann, que conta com três estrelas Michelin no seu vastíssimo curriculum; em Londres no Murano Restaurant, com uma estrela, conquistada por Angela Hartnett, formada pelo célebre Gordon Ramsay.

No regresso a Portugal continuou a trabalhar com os mais reputados chefes: com Ljubomir Stanisic no 100 Maneiras (que acaba de conquistar a merecida primeira estrela Michelin); com Kiko Martins em diversos restaurantes, como subchefe; com Nuno Mendes (uma estrela) e Bruno Rocha, no luxuoso Bairro Alto Hotel. Actualmente colabora também com embaixadas, preparando refeições para diplomatas e políticos internacionais.

“Nesta jornada, formei-me enquanto pessoa e percebi que cozinhar só me faz feliz se puder partilhar com os outros o que sei”, diz David Viera. E é assim que, aos 30 anos, criou o projecto Aliment’a Vida, com o qual dá a conhecer muito do que aprendeu aos clientes, na sua casa.

“Alimenta a Vida é um projeto totalmente saudável, consciente e sempre em busca dos melhores ingredientes, biológicos, sazonais, comprados a pequenos produtores nacionais”, explica o chef. “Todos os meus pratos são pensados para partilhar pois o objectivo é que os clientes se divirtam, conversem e que, juntos, apreciem o sabor, a frescura, a surpresa… São criados para as pessoas vibrarem, para dar felicidade! Não apenas para comer…”.

É neste contexto que surgem sopas como a de ervilha e hortelã com requeijão artesanal do Alentejo e ramos de spirulina dos Açores; ou o salmonete curado com funcho cozinhado em citrinos e baunilha; assim como duas das iguarias mais requisitadas, tártaro de vaca maturado com couve coração tostada; e o cheesecake de miso e mel com crumble de amêndoa, tâmara e alecrim.

Também há menus totalmente vegetarianos e alguns com pratos com influências orientais, resultantes das viagens de David Vieira pelo mundo. Seja qual for o menu escolhido, o resultado é sempre 100% saudável, confeccionado com os melhores ingredientes e, sobretudo, muito saboroso. Além disso, os pratos são tão coloridos – alguns têm cores de outro mundo! – que poucos resistem a fotografá-los antes de provar.

Dentro do mesmo espírito de partilha de conhecimentos, e ciente do interesse crescente por uma cozinha mais saudável e diversificada, David Vieira lançou também workshops.

Quem quer eliminar peixe e carne da alimentação, uma tendência cada vez mais comum, tem à sua disposição um workshop onde aprende a tirar o máximo partido de cada vegetal. É certamente uma boa ajuda para mudar de regime alimentar, privilegiando a saúde mas também o sabor – e prova disso são os pratos a confeccionar, por exemplo quatro saladas simples mas com combinações diferentes e impressionantes. Não precisa, de facto, de produtos de origem animal para ser feliz!

Viajar até à Tailândia através dos seus sabores é outra das opções. “Nas minhas viagens pelo mundo foi o país que mais me marcou. O cheiro, a frescura, a intensidade de sabores, a alegria que estava presente em todos os pratos à medida que os iam fazendo… Tudo isto é a base para um workshop no qual confeccionamos os conhecidos springroll com molho pad thai e a sobremesa mais famosa desta viagem: mango sticky rice.”