< Voltar

7 Dicas para renovações sem problemas

Obras em casa significam, não raras vezes, ruído, sujidade e muita confusão. Apesar de tudo o que referimos acontecer muitas vezes, tal não significa que tem de ser sempre assim.

Para que as renovações que a sua casa carece não serem uma fonte de dores de cabeça, tome nota destas 7 dicas que temos para si.

7 Dicas para renovações sem problemas

1 – Peça a ajuda de profissionais

Se há obras que, mesmo o mais leigo dos cidadãos, consegue executar, outras devem ser deixadas para profissionais habilitados.

Entre estas, contam-se obras que envolvam alterações estruturais na casa, o sistema eléctrico ou as canalizações são, ou devem ser, coutada de arquitectos, electricistas e canalizadores.

2 – Estime a duração da obra

Ao estimar o tempo de duração total da obra com base naquilo que os profissionais lhe dizem, poderá criar não só criar um orçamento mais realista, como também agilizar todo o processo logístico ligado à renovação, nomeadamente a procura de uma habitação alternativa durante as obras.

3 – Compre os materiais necessários

Para evitar grandes derrapagens no seu orçamento e consiga poupar, compre os materiais necessários à execução da obra e deixe o trabalho com os construtores e profissionais da construção.

Para conseguir melhores preços, não se esqueça de realizar uma prospecção de mercado.

4 – Crie um orçamento

Para além de pensar nos aspetos relacionados com a logística da obra, é importante que procure criar um orçamento onde estejam incluídas as despesas com mão-de-obra e, sobretudo, os custos com o financiamento do proje to.

5 – Pondere pedir um crédito obras

De forma a evitar pôr em cheque as suas finanças pessoais, pondere conseguir o financiamento para a renovação da sua casa através do pedido de um crédito para obras.

Este tipo de crédito, que tanto se pode comportar como um crédito para construção ou como um crédito para renovação arquite tónica, é uma solução financeira adaptada a quem pretende construir ou renovar a sua casa proporcionando-lhe montantes, prazos de reembolso e taxas de juro mais competitivas.

Esse é o caso do crédito para obras do Credibom que, na prática, lhe oferece montantes de financiamento entre cinco mil e 50 mil euros, prazos de reembolso que vão dos 24 aos 84 meses, TAN desde 12,25% e TAEG desde 15,17%.

As vantagens não se ficam apenas por estas dimensões, já que este empréstimo para melhorias na sua casa oferece ainda uma contratação simples e totalmente digital e não tem custos com a abertura do contrato.

Após entrar na página de crédito para obras do Credibom, vai ser recebido por um simulador que lhe permitirá calcular a sua prestação mensal em função dos montantes e prazo escolhidos.

Se, depois da simulação, o resultado for do seu agrado, basta clicar na barra “Fazer Pedido” que acompanha o simulador, preencher o formulário online que se segue, anexar os documentos necessários e submeter o pedido.

Caso o seu pedido receba uma resposta positiva, o dinheiro do financiamento entrará na sua conta bancária em 48 horas.

Nota: o pedido de crédito para obras do Credibom está sujeito à apresentação do orçamento detalhado das obras que pretende realizar.

6 – Perceba se as obras necessitam de licença camarária

Algumas obras de renovação podem estar sujeitas a licença camarária, nomeadamente aquelas que envolvam a colocação de andaimes na rua, alterações estruturais ao edifício, pintura do exterior da habitação com uma cor diferente da original ou que exijam a colocação de contentores do lixo para obras na via pública.

Nestes casos, torna-se necessário pedir uma licença camarária e afixá-la em lugar visível.

7 – Notifique os seus vizinhos

Como escrevemos no início deste artigo, as obras são uma fonte de ruído, sujidade e confusão. Se isto nos incomoda, aos vizinhos incomoda muito mais, por isso é sempre de bom-tom notificá-los de que vai fazer obras em casa.

Para além da notificação, tente chegar a soluções de compromisso com os vizinhos em relação às horas em que pode fazer mais barulho de modo a incomodar o menos possível.