< Voltar

APAL apresenta potencialidades do alumínio na Tektónica

A Associação Portuguesa do Alumínio (APAL) comunicou que estará presente, pela primeira vez, na edição este ano da Tektónica, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, de 2 a 5 de Maio, no stand 3F02a, no pavilhão 3.

Neutralidade de Carbono é o mote da conferência da associação que terá como palco a Tektónica, para promover o potencial da utilização do alumínio na neutralidade carbónica nos diferentes sectores.

De acordo com comunicado, no dia 3 de Maio, pelas 10h30, o Eng.º Rui Abreu, presidente da APAL, vai estar em palco para revelar a importância do “Alumínio para uma sociedade neutra em carbono”, no âmbito das Tektalks da feira líder do sector da construção em Portugal.

Nos dias 2 e 3 de Maio, a conferência Neutralidade de Carbono conta com as apresentações da CIN e Technal, que vão estar em painel para revelar a importância da reciclagem de alumínio e a sua baixa pegada de carbono, assim como, apresentar soluções inovadoras e ecologicamente responsáveis.

“Pegada ecológica e circularidade nos sistemas de alumínio” será o tema abordado por José Eduardo Rodrigues, Training & Technical Spport coordinator da HBS Portugal da Technal, que vai partilhar o enquadramento da Technal relativamente à reciclagem de alumínio usado e como a sua baixa pegada de carbono se destaca mundialmente e a nova abordagem à “Circularidade”, aplicando novos padrões de mineração urbana.

No dia 2 de maio, a CIN Performance Coatings estará presente com o tema “The Future is Now!”,  com os contributos de Carlos Pereira, do Departamento de Exportação da Unidade de Negócio de Powder Coatings da CIN, e, no dia 3 de Maio, Mário João Azevedo, do Departamento de I&D de tintas em pó do grupo CIN, irá apresentar soluções inovadoras e ecologicamente responsáveis, “que não apenas atendem às necessidades do mercado, mas que promovem igualmente práticas sustentáveis na indústria dos revestimentos”.

No dia 3 de Maio, a conferência terá início com a apresentação das marcas internacionais de tratamento de alumínio e aço, feita por Margarida Casqueiro, secretária-geral da APAL.

Em comunicado, a APAL afirma que tem desenvolvido múltiplas acções de sensibilização para a sustentabilidade, com foco nas vantagens da utilização do alumínio como material circular em diversos sectores. Nomeadamente, lançou, este ano, uma nova campanha institucional com destaque na promoção das potencialidades do alumínio nos sectores da Mobilidade, Energia, Construção e Indústria, para alcançar uma sociedade neutra em carbono, de forma a contribuir para definir uma construção mais sustentável, ajudando a atingir uma economia circular no sector.

A associação foi, ainda, a patrocinadora exclusiva do lançamento do 1.º Caderno de Encargos Livre de Petróleo do Portal de Construção Sustentável.

DR Foto: Blaz Erzetic na Unsplash /Cedida por APAL