< Voltar

Ar condicionado ou aerotermia?

Tendo em conta o facto de a energia aerotérmica estar a emergir como uma solução de arrefecimento eficiente e sustentável, a Thermor partilhou uma lista de prós e contras para o ajudar a perceber a solução que melhor se ajusta à sua casa.

Ar condicionado

O ar condicionado é um sistema de climatização muito utilizado. É composto por uma unidade exterior que arrefece o ar e uma unidade interior que distribui o ar arrefecido por toda a casa. Vamos analisar as vantagens e desvantagens do ar condicionado:

Vantagens:

  • Elevada capacidade de refrigeração: Os sistemas de ar condicionado são conhecidos pela sua capacidade de arrefecer bastante, e muito rapidamente, o ambiente e manter uma temperatura constante. São especialmente eficazes em climas muito quentes.
  • Desumidificação: A maioria dos sistemas de ar condicionado também tem a capacidade de desumidificar o ar, o que reduz a humidade na divisão e cria um ambiente mais confortável.

Desvantagens:

  • Custos iniciais e de instalação: Se tiver de arrefecer várias divisões, os sistemas de ar condicionado com condutas requerem normalmente um investimento inicial bastante elevado. Além disso, a instalação pode ser complexa e requerer a ajuda de diferentes profissionais, o que implica custos adicionais.
  • Consumo de energia: O ar condicionado é conhecido pelo seu elevado consumo de energia. Os sistemas de maior capacidade podem aumentar significativamente os custos de eletricidade, especialmente se forem utilizados durante longos períodos.

Aerotermia

O aquecimento aerotérmico é um sistema de ar condicionado alimentado por energia renovável. Embora possa funcionar com radiadores ou pavimento radiante, nas instalações em que esta tecnologia é utilizada para arrefecer o ambiente, é utilizada para pavimento radiante ou ventiloconvectores. Estes últimos são distribuidores de calor ou de frio que integram um circuito de água (quente ou fria, conforme necessário) e um pequeno ventilador. São instalados como um radiador e estas são as suas principais vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Sustentabilidade: Utilizar ventiloconvectores significa utilizar energias renováveis e sustentáveis que respeitam o ambiente e contribuem para acelerar a descarbonização da nossa sociedade.
  • Instalação flexível: Os ventiloconvectores são mais flexíveis em termos de instalação, uma vez que podem ser colocados em diferentes áreas da casa, de acordo com as suas necessidades. Podem ser colocados no alto ou ao nível do chão, permitindo uma distribuição mais eficiente do ar fresco.
  • Custos iniciais mais baixos: Em comparação com os sistemas de ar condicionado central, os ventiloconvectores tendem a ter custos iniciais mais baixos, o que os torna uma opção mais económica.
  • Manutenção mais fácil: Os ventiloconvectores são frequentemente mais fáceis de manter e reparar, uma vez que têm componentes mais simples e acessíveis. Isto pode resultar em custos de manutenção mais baixos a longo prazo.

Desvantagens:

  • Ruído: Algumas soluções de menor qualidade podem gerar mais ruído do que os sistemas de ar condicionado. Este pode ser um fator a considerar se valoriza um ambiente silencioso em sua casa. Mas é uma desvantagem que pode resolver optando por ventiloconvectores de marcas fiáveis como a Thermor.
  • Capacidade de refrigeração ligeiramente mais limitada: Em comparação com os aparelhos de ar condicionado, os ventiloconvectores podem ter uma capacidade de refrigeração ligeiramente mais limitada.

Em última análise, a escolha entre aparelhos de ar condicionado e ventiloconvectores dependerá das suas necessidades, orçamento e preferências pessoais. Contudo, se valoriza uma instalação sustentável, segura, flexível e de baixa manutenção, os ventiloconvectores podem ser mais do que apenas uma alternativa a considerar.

DR Foto: Cedida por Thermor