< Voltar

Custos da construção fazem disparar preços das casas

O INE divulgou no dia 5 de Julho um relatório que revela os custos no sector da construção nos primeiros meses de 2022, bem como o número de licenciamento para obras, explicando qual os impactos diretos que os dois factores têm no actual custo das habitações.

De acordo com os dados divulgados, no 1º trimestre de 2022 o Índice de Preços da Habitação regista um crescimento de 12,9%, em termos homólogos, e 3,8%, face ao 4º trimestre de 2021. No mesmo período, foram transacionados 43.544 alojamentos o que se traduz num aumento de 25,8% face ao trimestre homólogo do ano passado. Relativamente ao último trimestre de 2021, verificaram-se decréscimos nas transações de alojamentos, de 5,1%.

Nos primeiros quatro meses de 2022 foram licenciados 10.297 fogos em construções novas, valor que representa um aumento de 2,7% face ao mesmo período do ano passado. No seu conjunto, o licenciamento de obras de edificação e reabilitação pelas Câmaras Municipais apresenta uma variação negativa de 4,8%, em termos homólogos acumulados.

No que diz respeito aos custos de construção de habitação nova, registou-se, no mês de abril, um aumento de 14,3% face ao período homólogo do ano anterior, e que resulta de variações de 20,5% no índice relativo à componente de materiais e de 5,8% no índice relativo à componente de mão de obra.

DR Foto: Scott Blake on Unsplash