< Voltar

Custos de construção de habitação nova “aceleram”

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que o índice de custos de construção de habitação nova “acelerou ligeiramente” em Novembro. O mês em foco cifrou-se nos 0,1%, após uma variação nula no mês de Outubro.

O INE avançou também que a ligeira aceleração que se verificou no índice total de custos de construção e habitação nova ficou a deve-se à evolução da componente materiais, cuja variação homóloga foi de -1,2% em Novembro, ou seja, 0,2 pontos percentuais acima da verificada no mês anterior.

No que diz respeito ao índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, o INE avança com uma taxa de variação homóloga nula face à descida de 0,1% no mês de Outubro. Já a variação da componente mão-de-obra foi semelhante à registada em Outubro (1,1%).

No que concerne à variação homóloga do índice relativo a apartamentos e moradias fixou-se, para ambos os casos, nos 0,1%; face aos 0,0% e -0,1% registados em Outubro, respectivamente.

A análise foca também o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, onde as componentes Produtos e Serviços apresentaram taxas de variação nulas, face às variações de -0,4% e 0,0% em Outubro.

Em termos regionais, o INE revela que a região Centro e o Algarve apresentaram uma taxa de variação homóloga negativa de -0,3% e -0,7% respectivamente; enquanto os índices das regiões Norte e Alentejo tiveram crescimentos de 0,3% e o índice da Área Metropolitana de Lisboa registou uma variação nula.

Foto: Anabela Loureiro